Como Funciona o Sistema de Cotas na UnB

Como Funciona o Sistema de Cotas na UnB

Faaaaala, futuros calouros! Tudo certo com vocês? Muita gente tem dúvidas de como funciona o sistema de cotas no PAS UnB, então é exatamente isso que vou explicar pra vocês, no post de hoje: quais são os subsistemas, quem se encaixa em cada um e quais documentos necessários para a comprovação.

 

Nossa amada Universidade utiliza três Sistemas de Vagas: 

  • Sistema Universal

  • Sistema de Cotas para Negros 

  • Sistema de Cotas para Escolas Públicas (este possui 8 subdivisões que serão abordadas a seguir).

 

No ato da inscrição da terceira etapa, você precisa escolher uma opção de concorrência e comprovar que se encaixa nos pré-requisitos desta, caso necessário. Ao optar por um Sistema de Cotas, você passa a concorrer PRIORITARIAMENTE por ele, ou seja, você pode ser aprovado por um subsistema menos restrito, caso seja classificado. Exemplo: um estudante de escola pública que for classificado no Sistema Universal será convocado por este último.

 

Sistema de Cotas para Escolas Públicas

Fazem  parte deste sistema os candidatos que cursaram/estão cursando todo o Ensino Médio na rede pública. Dúvidas frequentes:

  1. -Estudei a maior parte em escola pública, mas uma pequena parte foi na rede privada, tenho direito ? 

           -Não. O edital exige que o ensino médio tenha sido cursado INTEGRALMENTE na   rede pública, então, uma vez que você tenha se matriculado em algum momento na particular, por uma semana, que seja, você perde o direito.

  1. -Estudei em escola particular no Ensino Fundamental, mas o Médio foi na pública. Tenho direito?

-Sim. O edital exige apenas o Ensino Médio na rede pública..

 

Sabendo disso, o Sistema ainda apresenta 8 possibilidades de concorrência para candidatos:

 

  • 1ª Possibilidade – com renda familiar bruta a 1,5 salário mínimo per capita, que se autodeclara PPI*.

 

  • 2ª Possibilidade –  com renda familiar bruta a 1,5 salário mínimo per capita, que se autodeclara PPI*, com deficiência. 

 

  • 3ª Possibilidade – renda familiar bruta 1,5 salário mínimo per capita, que não se autodeclara PPI*.

 

  • 4ª Possibilidade – com renda familiar bruta a 1,5 salário mínimo per capita, que não se autodeclara  PPI, com deficiência. 

 

  • 5ª Possibilidade – com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita, que se autodeclara  PPI*.

 

  • 6ª Possibilidade – com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita, que se autodeclara PPI* , com deficiência. 

 

  • 7ª Possibilidade – com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita, que não tenha se autodeclara PPI.

 

  •  8ª Possibilidade – com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita, que não se autodeclara PPI, com deficiência.

 

Repare que o que muda de um subsistema para o outro é :

  • RENDA: pega a renda total da sua família (quem mora contigo), divide pelo número total de pessoas na casa e, se der um valor igual ou inferior a R $1567,00. (Valor equivalente a 1,5 salário mínimo  no ano de 2020), ou maior.

  • Se você se autodeclara PPI (preto, pardo ou indígena).

  • Se possui alguma deficiência.

 

Então, basta que você determine em qual das situações você se encaixa.

Sistema de Cotas para Negros 

Para candidatos negros, que não participam do Sistema de Cotas para Escolas Públicas, podem concorrer no sistema de cotas para negros.

Sistema Universal

Este é o sistema menos restritivo, dentre todos os citados. É a “ampla concorrência”, uma vez que estes candidatos competem entre si e com todos os demais sistemas.

Documentação para comprovar a condição de cotista no PAS UnB: 

  • Como estudante de Escola Pública: Histórico ou Declaração Escolar, que você consegue com a  secretaria da sua escola. Nestes documentos tem que estar explícito onde você cursou o primeiro e o segundo ano, tal como onde está cursando o terceiro.

 

  • Candidatos PPI: se autodeclarar como preto, pardo ou indígena, no ato da inscrição. Uma vez declarada, essa condição não será alterada.

 

 

  • No Sistema de Cotas para negros: Você deverá possuir traços que o caracterizem como negro, de cor preta ou parda. Além de justificar sua solicitação, deverá assinar, digitalmente, um termo de autodeclaração. Tudo isso será pedido pra você no ato da inscrição.

 

  • Da condição de Pessoa com Deficiência: CPF do candidato , mais a  imagem legível do laudo médico emitido nos últimos 12 meses e que contenha:

– a espécie e o grau ou o nível de sua deficiência,de acordo com a CID-10 (Classificação Internacional de Doenças)

-a provável causa da deficiência

-assinatura e o carimbo do médico, com o número do seu CRM.

IMPORTANTE: Se você concorre em um subsistema que abrange mais de uma dessas condições, é preciso enviar a documentação de todas! Exemplo: Caso o candidato esteja na condição de estudante de escola pública e de baixa renda, ambas as documentações devem ser enviadas.Uma não implica na comprovação da outra. 

Caso você solicite ISENÇÃO da taxa de inscrição, a documentação para a comprovação de escolas públicas e baixa renda não precisa ser enviada novamente. 

 

Bom, galerinha, cotas é um assunto bastante extenso que pode ocasionar muitas dúvidas. Eu espero tê-las esclarecido, mas fiquem à vontade para fazer perguntas aqui nos comentários ou lá no nosso instagram , que estaremos prontos pra te ajudar! 

Abraços, e bons estudos!!!!

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *