Por que fazer o PAS UnB?

O Programa de Avaliação Seriada (PAS) é considerado a forma de ingresso mais DINÂMICA para quem deseja estudar na UnB. Isso não significa que a prova seja fácil, mas se compararmos com as demais formas de ingresso, você perceberá que há muito mais facilidades no PAS que no ENEM e vestibular tradicional.  

Quantidade de vagas – De 100% das vagas que a UnB oferta para o ano, o ENEM corresponde a 25 % das vagas, tal como o vestibular tradicional, para o qual também é destinado 25 %. Os outros 50% são reservados para o PAS. Ademais, enquanto as vagas do PAS são divididas entre os dois semestres, o ENEM e o vestibular só ofertam para um semestre.  

1º semestre: PAS e ENEM 

2º semestre: PAS e Vestibular 

Conteúdo a ser estudado – As provas do Programa de Avaliação Seriada da UnB são realizadas ao fim de cada série do ensino médio e compreendem os conteúdos aprendidos durante aquele ano letivo (sua respectiva série). Já no ENEM e no vestibular, o que é cobrado corresponde ao conteúdo dos três anos (ou quatro) do ensino médio.  

Tamanho da prova – Além do conteúdo relativamente menor para cada prova, as provas do PAS também são menores. No Programa de Avaliação Seriada o candidato faz uma prova por ano e cada prova tem um valor X de questões:  

PAS1 – 100 questões 

PAS 2 – 110 questões 

PAS 3 – 120 questões 

Entretanto, cerca de 87 a 90% da prova é formada por itens do Tipo A, em que o candidato deve julgar a assertiva como CERTO ou ERRADO.  

No ENEM o candidato recebe uma prova com 90 questões em cada dia (180 no total), sendo todas de múltipla escolha (5 alternativas por questão). Sendo assim, se considerarmos cada alternativa como correspondente à uma questão do tipo A do PAS, o total de assertivas a serem julgadas são 900.  

A diferença fica em torno de 570 questões se subtrairmos a quantidade de questões das 3 etapas do PAS (330 questões somando os três anos), mas descontando, aproximadamente, 20 questões de múltipla escolha (tipo C), as questões de CDU (tipo B) e as discursivas (tipo D), isso deve diminuir para umas 495 questões de diferença.  

Quanto ao vestibular, são 270 questões (120 no primeiro dia e 150 no segundo), divididas em tipo A, B, C e D, tal como o PAS. Assim, considerando as 330 questões do PAS, a diferença entre eles será de 60 itens. Os números mostram que a prova do vestibular é menor, mas se considerarmos que no PAS as 330 questões são divididas em três anos, enquanto as 270 questões do vestibular representam dois dias de prova, cada prova do PAS é menor que a do vestibular.  

Concorrência e demanda – Segundo o boletim informativo divulgado pelo CEBRASPE, somente 12,268 estudantes fizeram a terceira etapa do PAS em 2018. Foram ofertadas 4.222 vagas.  

Segundo o INEP, 5,1 milhões de inscrições foram confirmadas para o ENEM de 2019, dos quais 36.294 candidatos DE AMPLA CONCORRÊNCIA se inscreveram no SISU para tentarem vaga na UnB. Foram ofertadas 2.112 vagas. 

Segundo o CEBRASPE, 14.696 estudantes fizeram a prova do vestibular em 2019.  Foram ofertadas 2.105 vagas. 

Ou seja, o PAS apresentou o menor número de candidatos inscritos e o maior número de vagas ofertadas. 

Nível da concorrência – Em suma, qualquer pessoa que tenha concluído ou esteja cursando o ensino médio, pode concorrer a uma vaga na UnB pelo ENEM e vestibular, independentemente da idade ou nível de escolaridade (ensino médio, superior incompleto, superior completo, pós graduação, mestrado e doutorado). Enquanto isso, o PAS só permite a inscrição se o estudante estiver devidamente matriculado no ensino médio na modalidade regular de ensino. Ou seja, no ENEM e vestibular o candidato pode concorrer com pessoas mais velhas e de maior formação escolar, enquanto no PAS só é possível concorrer com pessoas que tenham mais ou menos a mesma idade e estejam na mesma série. 

Pressão psicológica – No ENEM e vestibular o candidato responde uma prova em dois dias e se não obtiver sucesso, terá que fazer a prova no ano seguinte. Já no Programa de Avaliação Seriada, o candidato tem três anos para se preparar e dar o seu melhor. A cada ano o estudante tem a oportunidade de melhorar o seu desempenho e conquistar gradualmente a desejada vaga na UnB. Se não for tão bem em uma etapa, poderá se esforçar mais no próximo ano.  

 

E aí, conseguimos te convencer de que o PAS é a forma de ingresso mais dinâmica para quem quer ser estudante da UnB?
Conta aí nos comentários.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o PAS UnB? Siga o nosso instagram: @tudosobreopasunb

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *