fbpx

Tipos de questões do PAS UnB

Vamos conhecer quais são os 4 tipos de questão da prova do PAS UnB?

Tipo A – Nesse item o candidato deve julgar a assertiva como CERTO (C) ou ERRADO (E). As questões do tipo A valem x, que é aproximadamente 1 ponto (dependendo do valor do parâmetro X, que explicaremos abaixo). Se você acertar, ganha +x, se errar perde -x. É por isso que tem o famoso ditado “uma errada anula uma certa”. Se deixar em branco, não perde e nem ganha.  

Tipo B – Propõe ao candidato um problema cuja resposta é um número inteiro de 000 a 999. Na marcação do caderno de respostas C representa centena, D representa dezena, e U representa unidade. As questões do tipo B valem 2x, aproximadamente 2 pontos (dependendo do valor do parâmetro X, que explicaremos abaixo). Se você acertar, ganha 2x, se errar não perde e nem ganha. É por isso que dizem que essa você pode chutar. 

Tipo C – Item de múltipla escolha (A, B, C e D) com apenas uma alternativa correta. As questões do tipo C valem 2x, aproximadamente 2 pontos (dependendo do valor do parâmetro X, que explicaremos abaixo). Se você acertar, então, ganha 2x, se você errar perde 0,667x, ou seja, menos de 1 ponto. É por isso que dizem que vale a pena chutar esse tipo de questão, pois se errar não se anula uma certa, pois o peso negativo do erro é bem menor do que o acerto de uma questão tipo A. 

Tipo D – Questão aberta de resposta construída. Pode ser um texto, desenho, gráfico ou equação. As questões do tipo D valem até 3x, aproximadamente 3 pontos (dependendo do valor do parâmetro X, que explicaremos abaixo). Se você acertar todo o item, ganha 3x, e se acertar parcialmente ganha menos do que 3x, mas mais do que 0. Se você errar completamente não perde e nem ganha nada. É por isso que todo item do tipo D deve ser feito, mesmo que não se tenha certeza da resposta. A propósito, quando for um item de escrever um texto, 20% da nota dele tratará de gramática, coesão e coerência, ou seja, basta escrever corretamente para ganhar ⅕ da nota total mesmo não sabendo responder o item. 

O parâmetro X é calculado levando em consideração a quantidade total de itens de cada tipo (A, B, C e D) na prova. É por isso todos os anos ele varia, já que a quantidade de cada tipo de item também varia.  

A fórmula é (NA + 2NB + 2NC + 3ND)x = 100. Lembrando que NA é o número de itens do tipo A, 2NB é o número de itens do tipo B vezes dois, 2NC é o número de itens do tipo C vezes dois e 3ND é o número de itens do tipo D vezes 3. Basta fazer as somas, trocar de lado e dividir para achar o valor de x. 

 

Quer saber quantos itens de cada tipo costumam cair na sua etapa? Clique aqui!

Para ficar por dentro de todas as novidades sobre o PAS, siga o nosso instagram: @tudosobreopasunb

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *