Aprendizagem significativa nos seus estudos: como aplicar?

Eaí, futuros calouros! Tudo certo com vocês? Eu sou a Renata, caloura de medicina da UnB, e hoje gostaria de te apresentar o conceito de Aprendizagem Significativa e como ele pode te ajudar nos seus estudos. Vamos lá ?

 

                                     

 

O termo foi inicialmente desenvolvido pelo psicólogo norte-americano David Paul Ausubel, propondo que o aprendizado só tem um sentido quando se apoia em um conhecimento pré-existente. Na prática, quando vamos aprender algo novo, é comum que se entenda facilmente as informações que se relacionam com algo que você já sabe, enquanto informações avulsas são interpretadas como irrelevantes pelo nosso cérebro, dificultando a compreensão daquele assunto.

                             

Supomos que aprenderemos sobre mudanças de estado físico da água. Mesmo crianças possuem facilidade em compreender tais fenômenos, tendo em vista que, muitas vezes em sua vida, já viram gelo derreter, água fervendo ou evaporando. Logo, como as informações relacionadas ao assunto podem  ser associadas com outras pré-existentes na memória, estas servirão como ganchos, que farão uma ponte para acessar aquele conhecimento sempre que necessário.

Da mesma forma, é comum sentir maior dificuldade para compreender assuntos como interações  entre moléculas, uma vez que, não conseguimos relacioná-las facilmente com fenômenos visíveis, sendo necessário a criação de associações com algo que nos seja familiar para compreender o conteúdo.

 

 

Ao contrário da Significativa, tem-se a Aprendizagem Mecânica, o famoso “decoreba”. Por meio desta, o aluno incorpora um conhecimento de forma arbitrária, decorando informações sem saber o que elas significam ou o porquê, limitando sua interpretação e posicionamento  a respeito do tema, tal como a retenção daquele conteúdo a longo prazo. Por exemplo, você precisa saber que os platelmintos é um filo do reino Animalia cujos integrantes são acelomados, triblásticos e possuem sistema digestório incompleto. No aprendizado mecânico, você simplesmente decora esses termos, ao passo que no significativo, primeiro você aprende o que é um filo, o Reino Animália, um celoma, animais triblásticos e qual o funcionamento do sistema digestório, antes de interpretá-los no animal. Isso promove a formação de conexões em seu cérebro que facilita a absorção e retenção do conhecimento.

 

Beleza. Mas como isso se aplica aos nossos estudos? 

Muitas vezes nos deparamos com uma grande dificuldade para compreender um conteúdo. Isso acontece por possuirmos poucas informações em nossa memória que possam se relacionar com este assunto novo. Dessa forma, faz-se necessário que se conheça os conceitos mais simples, até que você seja capaz de compreender informações mais densas àquele respeito. Você já ouviu falar que a dificuldade que as pessoas têm em matemática se deve à falta de domínio da parte básica da matéria? Então: não se pode compreender trigonometria sem antes conhecer bem os elementos de um triângulo, por exemplo. Sendo assim, é sempre válido que você busque compreender um conteúdo a partir dos conceitos mais simples, construindo no seu cérebro ganchos que lhe possibilitará entender as partes mais complexas. 

 

 

A aprendizagem significativa também relaciona a motivação e o interesse do aprendiz pelo que está sendo estudado. Portanto, outra estratégia que pode ser aplicada nos seus estudos é se colocar em contato com a matéria, de forma que ela desafie seu cérebro a compreendê-la, usando apenas  os artifícios que já existem na sua cabeça. Se deparar com uma questão de um assunto que você ainda não estudou, por exemplo, possibilita que você busque na memória  quaisquer informações que possam ser aplicadas e construa teses a partir do que já se sabe, instigando a sua curiosidade a respeito daquele conteúdo. Uma vez que se tenha uma aplicabilidade para aquelas informações (responder a questão), seu cérebro se mostrará muito mais disposto e empenhado para preencher as lacunas que faltam, a partir de um estudo mais aprofundado da matéria. Isso acontece muito ao fazer simulados, pois o estudante se depara com questões que ele nunca viu, mas que servem de gatilho para buscar por aquelas respostas, as quais serão bem absorvidas, devido ao incentivo da dúvida despertada ao tentar resolver a prova.

 

Eaí, futuros calouros, conseguiram entender como se aplica a Aprendizagem Significativa? Em síntese, você deve se preocupar em aprender primeiro os conceitos simples, linkando-os com conhecimentos pré-existentes em sua memória, além de sempre se desafiar a resolver problemas utilizando informações que você já sabe, pois dessa forma você constrói novas conexões e desperta sua motivação para estudar os conteúdos. 

 

Gostaria de saber de vocês quais suas maiores dificuldades relacionadas a este  assunto. Deixe nos comentários para que eu possa te ajudar em cada uma.

Espero que tenham compreendido e, para mais informações acompanhe o nosso blog https://tspasunb.com/blog/, utilize nossa plataforma https://tspasunb.com/plataforma-tspasunb/ , nos siga no instagram https://www.instagram.com/tudosobreopasunb/?hl=pt-br e participe do nosso grupo no whatsapp http://migre.me/vr3JO !


 

Bons estudos, e até a próxima!!

Por Renata Gabriella.

Fontes:

-livro “Já entendi” , de Gladys Mariotto.

-Aprendizagem mecânica e aprendizagem significativa no processo de ensino-aprendizagem de Química PER CHRISTIAN BRAATHEN : 53-Texto do artigo-206-2-10-20121004.pdf

A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID PAUL AUSUBEL – YouTubem

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *