PAS X ENEM

O ENEM NÃO É FÁCIL, TAMPOUCO O PAS, MAS, COMPARATIVAMENTE, A TENTATIVA DE ENTRAR NA UNB  SE TORNA BEM MAIS TRANQUILA E DINÂMICA PELO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO SERIADA. VOU EXPLICAR O PORQUÊ! MAS ANTES, TRUST ME I’M A LAWYER.

Quanto à extensão do conteúdo

O conteúdo do ENEM é bem mais extenso. Veja: em dois dias de prova, em um único fim de semana, ele reúne o conteúdo de três anos. O PAS, em 3 dias de prova, ao longo de 3 anos, que ele reúne todo esse conteúdo. Poderíamos dizer, assim, que o PAS, em cada prova individualmente, tem apenas o conteúdo de um ano, ou seja, é apenas um terço da prova do ENEM. Quanta diferença para se estudar, não?! Qual é mais fácil, estudar o conteúdo de um ano ou o conteúdo de três anos? Julguem vocês!

Quanto à pressão psicológica

Em termos de pressão, sempre é um grande nervosismos fazer uma prova para entrar na universidade, ainda mais a gloriosa UnB. Fossem o PAS, ENEM ou vestibular tradicional, sempre achei uma grande responsabilidade fazer. Mas, acredite, decidir os próximos 4 ou 5 anos da sua vida em apenas um fim de semana é bem mais doloroso do que decidir isso ao longo de três anos, em 3 provas e etapas diferentes, que podem ser bem tranquilas quando se vai bem nas duas primeiras etapas (fica a dica). A diferença é gritante!! O ENEM é cada vez mais popular, a sociedade, a imprensa, a família, o facebook, os youtubers… todos atentos e pressionando para criar um meme seu. É horrível a pressão. Só vai entender isso quem perder o PAS e realmente depender do ENEM para entrar na UnB. Espero que não seja o seu caso!! Fique bem!! Até hoje tenho traumas…

Quanto ao tamanho da prova

Se considerarmos cada prova individualmente, o PAS tem 100 questões na primeira etapa, 110 na segunda e 120 na terceira, a maioria delas objetivas, e uma redação em cada etapa. Totalizando 330 questões e 3 redações. O ENEM tem 90 questões no primeiro dia e 90 no segundo (todas de múltipla escolha) e uma redação. O PAS parece ser maior né? Não! Considerando que para cada questão do ENEM haja 5 itens para múltipla escolha, são como se fossem 5 itens do PAS para você analisar, isso daria, comparativamente, um total de 900 questões (NOVECENTAS…). A diferença fica em torno de 570 questões, mas descontando as, no máximo, 15 questões de múltipla escolha, tipo C, e as discursivas, tipo D, isso deve diminuir para umas 500 questões de diferença. Ainda é gigantesca a diferença. Lembrando, tudo isso em apenas um fim de semana, enquanto o PAS 330 questões em longos três anos… “MISERICÓRDIA”, essa foi a reação da minha irmã ao ver esses dados.

Quanto ao nível da prova

Bem, este é um assunto polêmico. Não é possível fazer um julgamento objetivo. Mas posso fazer alguns apontamentos. O ENEM é feito para todos, já o PAS, não, apenas para quem estiver matriculado no ensino médio regular. O que isto significa? É fácil, o público alvo da prova diz muito sobre o seu nível de cobrança. As provas do PAS são mais interdisciplinares e com menos conteúdo. Há, inclusive, uma maior previsibilidade do que vai cair através da Matriz. O ENEM tem mais conteúdo e também é bastante interdisciplinar, o que faz com que o nível aumente ainda mais. A redação tem um peso de apenas 10% no PAS, no ENEM, pesa tal qual as outras áreas de conhecimento, e isso significa uma desvantagem para quem é melhor na redação e uma vantagem para quem não é tão bom assim. Julguem vocês o que é melhor. A prova do ENEM é muito grande e cansativa, a do PAS é mais tranquila comparativamente. Bem, eu acho o nível da prova do PAS mais tranquilo do que o ENEM, mas neste ponto não vou opinar, deixarei vocês decidirem, mas TRUST ME I’M A LAWYER.

Quanto à concorrência

Esta é fácil. Vou apresentar os números e deixar que eles falem por si próprios. Neste ano (2016), segundo o INEP, 8,647 milhões de pessoas confirmaram a inscrição. Há um certo número de estudantes que não vão, mas ainda fica na casa dos milhões o número de pessoas que podem concorrer exatamente para a mesma vaga que você. É claro que essas pessoas são distribuídas por todo o país, mas ainda assim há a plena possibilidade de muitos deles se inscreverem para a mesma universidade (UnB), curso, turno e vaga que você. E, diga-se de passagem, a UnB é uma das mais procuradas por aqueles que fazem o ENEM. Já o PAS, aceita apenas estudantes do ensino médio regular e que tenha feito pelo menos as duas últimas etapas. No último boletim informativo, 2015, foram registrados apenas 10.633 candidatos, fora os que não compareceram na hora da prova. A diferença numérica é suficiente para você perceber qual concorrência é menor? Se ainda não foi convencido, tenho outro argumento. Todos, absolutamente todos os seus concorrentes, estão no mesmo nível que você: estão todos matriculados na escola, têm geralmente a mesma idade, a maioria mora no mesmo estado, e, considerando os sistemas de concorrências, tiveram a mesma educação que você. Depois disso tudo, certamente você terá certeza que a concorrência do PAS é bem menor!!

Quanto ao número de vagas

Esta também é igualmente fácil. A UnB acredita tanto no PAS que reserva 50% de suas vagas a ele, outras 25% para vestibular e apenas 25% para o ENEM (SISU), ou seja, o dobro. E aí, o PAS é ou não é mais dinâmico para se entrar na UnB?

Bem, eu poderia apresentar outros argumentos aqui, mas o texto ficaria longo demais e acredito que já foi suficiente para você apostar todas as suas fichas no PAS. Esteja você na primeira, segunda ou terceira etapa, ainda dá tempo de estudar ou revisar, afinal o conteúdo não é bem menor?

Não quero que você deixe de fazer o ENEM ou qualquer outro vestibular, é sempre bom aumentar as possibilidades. Mas não deixem de colocar o PAS como sua prioridade pelos argumentos já apresentados acima.

Não se esqueçam de sempre contar conosco!

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o PAS UnB? Siga o nosso instagram: @tudosobreopasunb

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *