fbpx

Matéria Acumulada: O que fazer?

E aí, futuros calourinhooooos!!! Tudo certo?

Nada de matéria atrasada pra vocês? 

Calma! Não se desespere! Nós vamos dar um jeito nisso!

O maior pânico dos estudantes é depois de programar um cronograma perfeito, chegar na segunda semana e estar com um moooooonte de matéria atrasada. Bate aquela sensação de ineficiência, aquele medo de não conseguir concluir tudo à tempo da prova e fica ainda mais difícil se acalmar para resolver o problema. Como lidar?

O primeiro passo é evitar que isso aconteça, e para isso separamos algumas dicas: 

  •  Evite cronogramas mirabolantes: até mesmo Kant, metódico e disciplinado como era, simplificava muito as tarefas a serem feitas. Lembre-se: você não é uma máquina de estudar, por mais que seja isso que você almeja ser quando faz seu planejamento, aceite que isso não é viável na prática. 
  • Faça um planejamento REALISTA: os cronogramas mais eficientes são aqueles mais simples e, de preferência, flexíveis.
  • Disciplina: Mais importante do que fazer planos é fazer acontecer! Evite ao máximo a procrastinação, comece o quanto antes e faça o que precisa ser feito! Aqui no blog tem vários posts sobre produtividade, dê uma olhada!

Ok, mesmo assim, acontece de acumularmos matéria. O que fazer nesses casos?

  • Como lidar com a culpa? Primeiramente, a matéria está acumulada por qual motivo? Se você estava ocupada estudando outros assuntos que acabou levando mais tempo do que esperava, então não tem porque se culpar. Mas se o erro estava na falta de compromisso ou em um planejamento muito fora da realidade, procure melhorar estes aspectos na próxima semana.
  • Evite o efeito “bola de neve”! Se você está no cursinho ou até mesmo na faculdade, entende que ao desacumular as matérias atrasadas você acaba acumulando as atuais e vira uma bola de neve! Priorize estar em dia com o conteúdo que está sendo dado e, separe um tempo a mais para estudar as matérias atrasadas.
  • Mãos à obra! O quanto antes começar a resolver o problema, mais cedo as coisas vão se alinhar, assim você evita estresses futuros. Estabeleça o que é mais importante e comece por aí. 

Bom, futuros calourinhos, desejo a vocês dias de bastante produtividade e para que todos se livrem da malvada matéria atrasada! Aqui no blog tem vários posts sobre produtividade, organização da sua rotina e  estratégia de estudos. Vale a pena passar por eles e aprender mais sobre como se organizar melhor e evitar o acúmulo de matéria, pois isso acaba sendo, na verdade, uma consequência de um estudo ineficaz nos outros quesitos!

 

Me deixe saber  nos comentários ou lá no nosso instagram, se a sua matéria está em dia ou atrasada!

 

Um abraço, e bons estudos!

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *