A importância da interpretação de texto

Olá futuros calourinhos!! Sejam bem vindos a mais um post do nosso blog!

Hoje eu vim conversar com vocês sobre um tema mega importante: Interpretação de texto! Vocês provavelmente já escutaram muita gente falando para vocês melhorarem a interpretação o máximo possível, mas vocês já se perguntaram o porquê?

Interpretação de texto é, na minha opinião, a habilidade mais importante que levamos da nossa vida escolar. Ela será útil em praticamente todas as esferas da sua vida, e para vocês, vestibulandos, ela é essencial tanto para as provas quanto para todo seu nível superior.

Por que treinar interpretação?

  1. As provas de vestibulares possuem muitas questões que podem ser resolvidas apenas com interpretação de texto! Mas isso não quer dizer que elas sejam fáceis, ok? Muitas delas exigem que o aluno tenha uma boa capacidade de ler textos complexos e com escritas diferentes daquela que estamos mais acostumados. Por exemplo: Imagino que muitos de vocês vão fazer ou já fizeram alguma prova do ENEM. A prova de linguagens e seus códigos é famosa por ter muitas questões de interpretação, mas ainda assim, é uma prova difícil: muitos textos são longos e cansativos, possuem uma escrita cheia de inversões e linguagem nada dentro do nosso cotidiano. Quem você acha que acerta essas questões? Com certeza o aluno que leu bastante e praticou interpretação de texto.
  2. Interpretação de texto permite que você desenvolva seu pensamento crítico. Ler muitos textos de diferentes fontes possibilita um maior entendimento do mundo e isso é de extrema importância para as provas e para a vida. Os vestibulares exigem que os alunos saibam promover críticas e discussões, mas além disso, pensamento problematizador é essencial para se colocar como um ser humano pensante no nosso mundo. É importante para o seu curso na faculdade, para entender política, entender pensamentos e ,principalmente, para não ser influenciável, permitindo que você se torne um indivíduo com opiniões próprias
  3. Possibilita uma maior aquisição de vocabulário. Quanto mais você ler, mais palavras vai aprendendo e com isso consegue compreender melhor os próximos textos e livros que quiser ler. Vocabulário permite que você fale e escreva de forma mais fluída.
  4. Permite que você escreva melhores redações. Redação é uma habilidade fundamental para todo vestibulando. Sabendo disso, a interpretação de texto pode ser um ponto chave para que você escreva melhor. Isso é a soma dos outros tópicos desse texto. Quanto melhor for sua interpretação, você conseguirá entender melhor textos motivadores e terá um pensamento mais crítico, fator essencial para fazer bons parágrafos de argumentação e conclusão. Além disso o vocabulário, como já ditos, permite uma redação mais fluída, isto é, com menos palavras repetidas, menos períodos quebrados e mais conexão entre parágrafos e ideias.

Por hoje é isso pessoal! Espero que essas dicas tenham sido úteis para vocês e que vocês caprichem na leitura ein!!  Fique por dentro de todas as novidades do nosso Blog  e tenha acesso a vários recursos para facilitar sua trajetória rumo à UnB acompanhando nossa plataforma! Aproveite e nos siga no Instagram.

 

 

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *