fbpx

Filosofia básica para mandar bem no PAS

Olá, futuros calouros. Vocês já se perguntaram por qual motivo filosofia é cobrada no PAS? E como ela é cobrada no PAS?

A filosofia é bastante antiga. Os primeiros textos que temos datam de mais de 2.500 anos antes de Cristo.  No entanto, não temos como dar uma data exata para a filosofia, pois ela é, por essência, o pensamento crítico, e não temos como saber quem foi o primeiro humano a pensar criticamente.

O fato é que a filosofia é considerada a mãe de todos os outros saberes, pois ela é bem versátil e conversa com todas as áreas. Dessa forma, ao se estudar filosofia, nós também estamos estudando a origem da química, da matemática e da retórica, por exemplo. E é nesse ponto que o PAS faz um excelente uso das obras filosóficas: a prova usa bastante da interdisciplinaridade da filosofia, e a coloca para conversar com as mais variadas disciplinas, inclusive há recorrência de questões relacionando filosofia e biologia.

Após essa breve introdução, vamos para o momento mais aguardado desse texto: o que devemos estudar de filosofia para cada etapa do PAS?

PAS 1

O PAS 1 cobra filosofia antiga através das obras ‘Apologia de Sócrates’, de Platão e ‘Carta a Meneceu’, de Epicuro. Além de estudar as obras, que sempre são cobradas, o estudante deve se atentar a filosofia dos pré-socráticos.

É interessante que o estudante conheça os diversos filósofos da natureza (pré-socráticos) e o que pensa cada um deles, já que o PAS, de vez em quando, resolve fazer uma pegadinha citando um filósofo pré-socrático meio esquecido. O estudante deve se atentar também aos filósofos mais tradicionais, como Sócrates e Platão, e suas principais ideias e técnicas: a maiêutica, a diferença entre mundo sensível e inteligível e a guerra aos sofistas, por exemplo.

PAS 2

O PAS 2 cobra filosofia moderna. O grande nome para o PAS 2 é o de Immanuel Kant, filósofo que é cobrado através da obra ‘Resposta à pergunta: O que é o Esclarecimento?’. Essa obra pode ter diversas formas de aparecer na prova, como por exemplo, através do seu viés epistemológico (teoria do conhecimento), por meio do viés iluminista, ou até aparecer através da política, isso porque Kant trata dos três temas no Esclarecimento.

No entanto, no ano de 2019, tivemos uma mudança no PAS 2: retiraram o ‘Discurso do método’, de Descartes, e inseriram a ‘Desobediência civil’, de Thoreau. Analisando as diferenças entre as duas obras, a obra antiga tratava sobre epistemologia, ao passo que a nova é sobre política. Dessa forma, a filosofia do PAS 2 nos parece ter tomado uma inclinação diferente, então vale a pena pensar um Kant mais ‘político’ ao se estudar O Esclarecimento. Não esqueça de ler e analisar também a obra de Thoreau, que no ano de 2019 apareceu relacionada com a obra de Kant.

PAS 3

O PAS 3 mudou todas as obras de filosofia. Tivemos que dizer adeus à Nietzsche e a Marx para recebermos Achille Mbembe e Hannah Arendt. Mais uma vez, o PAS está inclinado à filosofia política. As duas novas obras são bem atuais e a dica de ouro aqui é: estudem as obras pensando no contexto atual. Analisem a rotina, a realidade e os jornais com as novas obras. Nunca deixem de analisar o contexto que elas foram criadas, assim como os propósitos e os filósofos citados nas obras. Mbembe, por exemplo, cita diversos pensadores contemporâneos que são necessários para que se entenda por completo sua obra.

Viram como estudar filosofia pro PAS pode ser super tranquilo? Foco nas obras que a aprovação vem!

Dúvidas? Entre em contato conosco! Ficaremos felizes em te ajudar.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o PAS UnB? Siga o nosso instagram: @tudosobreopasunb

 

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *