fbpx

História: Tendências para 2020/2021

Sabia que as provas anteriores do PAS te dão dicas sobre como serão as provas futuras? Isso mesmo!! Analisando as questões antigas, principalmente de dois ou três anos antes da prova que você vai fazer, você consegue ter spoilers do que o senhor PAS irá cobrar. Vamos entender como isso funciona? Leia até o final para entender como as provas do PAS podem te ajudar e como se destacar em relação aos seus concorrentes pela sua tão sonhada vaga na UnB! 

As provas do PAS operam dentro do conteúdo programático para o Ensino Médio, ou seja, apesar do modelo de questões do PAS ser bem diferente do que normalmente encontramos na nossa formação básica, elas não fogem do conteúdo aplicado em sala de aula. A diferença principal é a importância que o colégio dá para esses conteúdos em comparação com a importância que o Cebraspe dá para o mesmo tema. 

Com base nisso, podemos ficar mais tranquilos em relação à quais conteúdos vão cair, né? Não tem nada lá que você nunca tenha visto, mas como saber o que vai cair?

Tendências para 2020/2021

  • A tendência do PAS é trabalhar assuntos sociais relevantes para o país, então assista jornais;
  • Algumas questões se repetem! Não necessariamente elas vão ser idênticas, mas a essência das questões é a mesma, então estude provas anteriores
  • Alguns temas são batata, em pelo menos uma das etapas eles vão cair!

Agora que já vimos alguns padrões da prova, vamos analisar a prova de 2019 para pensarmos sobre a prova de 2020 que está por vir. 

  • No PAS 1 de 2019, os pontos que mais foram trabalhados foram: a Grécia Antiga, as influências externas sobre Roma, os ciclos produtivos brasileiros no período colonial e a escravidão no Brasil.
  • No PAS 2 de 2019, os temas que foram mais trabalhados foram: o iluminismo e a Revolução Industrial, os movimentos de Independência na América Latina, o período regencial brasileiro e novamente a escravidão. 
  • No PAS 3 de 2019, os principais temas foram: o século XX, com destaque para a Guerra Fria, a Era Vargas e a República Oligárquica. 
  • Esse padrão se repete a bastante tempo, com isso, é provável que na prova de 2020, os tópicos que serão mais cobrados sejam: 
  • no PAS 1 temas relacionados à política grega e os ciclos produtivos brasileiros na economia colonial; 
  • no PAS 2 a Revolução Industrial e a escravidão no Brasil, bem como o comércio ligado à essa escravidão;
  • no PAS 3 os conflitos armados do século XX (Primeira e Segunda Guerras Mundiais) e a Era Vargas. 

Quer estudar a fundo as provas anteriores do PAS com questões comentadas por professores especialistas nessas provas e fazer disso um diferencial para conquistar seus sonhos? O Sofista Learning tem um material impresso incrível para cada etapa do PAS e além disso, a cada dia novas ferramentas online são desenvolvidas para tornar os seus estudos mais práticos e prazerosos. Não perca a chance de potencializar os seus estudos!

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o PAS UnB? Siga o nosso instagram: @tudosobreopasunb

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *