Sociologia no PAS: por que estudar, como estudar e o que estudar.

Olá, futuros calouros! 

Eu vim falar pra vocês sobre a importância de estudar Sociologia na hora de fazer o PAS. E não estou falando de estudar o óbvio, os clássicos  — Marx, Weber e Durkheim. Essa matéria deve ser dissecada de forma estratégica, porque as temáticas caem por assunto, e não por autores (como ocorre na Filosofia, por exemplo). Também vou dar algumas dicas dos assuntos mais recorrentes em cada prova e quais abordagens possíveis para estudá-los!

Por que estudar Sociologia?

Primeiro que a quantidade média de questões de sociologia por prova não é irrelevante! Com base nas cinco últimas provas, no PAS 1 caem aproximadamente de 6 a 7 questões, no PAS 2, mais ou menos 8 questões, e no PAS 3 de 8 a 10 questões. O PAS é uma prova muito (muito mesmo) interdisciplinar, então tem várias questões de humanas que, se você tiver familiaridade com temáticas da sociologia, não tem erro. Por exemplo, a segregação urbana é discutida na geografia, mas caminha lado a lado com a sociologia. Não é possível compreender as consequências do imperialismo, conteúdo da história, se afastarmos esse tema da sociologia (alteridade, relativismo cultural, racismo…). O PAS é uma prova que testa, nas ciências humanas, a capacidade de análise crítica e reflexão dos estudantes. E a Sociologia é baseada nessas capacidades! Tudo que abarca a vida social, a relação dos indivíduos com a sociedade, conflitos, disputas por poder e produções culturais, por exemplo, envolve uma compreensão mais aprofundada da sociedade. 

Como estudar

Agora a gente já sabe porque essa matéria não deve ser deixada de lado. E como estudar esses assuntos que parecem tantos e tão diversos?

Primeira dica

Fique de olho nas obras! Elas dão o tom das temáticas sociais que vão ser abordadas, e são cobradas a partir de uma perspectiva bem crítica. 

Vou usar o exemplo da matriz do PAS 3: a obra Maria, da escritora brasileira Conceição Evaristo, está na matriz, ao lado das músicas Mulamba, de Mulamba, Dona de Mim, da Iza, e Camila, Camila, da banda Nenhum de Nós. Essas quatro obras abordam a questão da violência contra a mulher, o empoderamento feminino e a interseccionalidade. Existem várias outras obras, como o poema Quebranto, de Cuti, e o texto Necropolítica, que abordam a questão racial. Isso significa que muito provavelmente esse vai ser um tema forte no PAS. O negócio é estudar as obras a fundo, e não se limitar a uma análise puramente técnica e histórica da obra, e nisso a Sociologia vai te ajudar muito! A arte é uma forma de expressão da cultura. Ela tem um propósito e exerce uma função na sociedade que vai muito além da estética. 

Segunda dica

Contextualize os conteúdos da sociologia historicamente, de acordo com o seu ano. A organização dos conteúdos escolares se dá por ordem cronológica, e a Sociologia não foge disso. Como as provas são interdisciplinares, é provável que você precise saber o contexto histórico de um assunto X da Sociologia para responder a questão.

Outra coisa importante

Quer fazer uma boa redação? Sociologia e atualidades. Os conteúdos básicos da Sociologia vão te auxiliar a construir argumentos sólidos (o que a banca adora), e o conhecimento de atualidades vai servir para você aplicar esses argumentos na realidade social contemporânea (considerando que as redações do PAS abordam temas bem atuais).

Conteúdos mais frequentes

Agora vou falar quais são os conteúdos mais frequentes (baseados numa análise de recorrência interdisciplinar das cinco últimas provas). 

PAS 1

  • democracia e sociedade (vale estudar tudo que abrange a democracia: seus valores, suas falhas, suas desigualdades, os motivos dessas desigualdades, os trechos da constituição que estão na matriz,… Atenção para a obra Esse mundo de injustiça globalizada, do Saramago!); 
  • estratificação e desigualdades sociais (e todas as formas que estas se manifestam! Desigualdade de raça e gênero são as mais frequentes, mas também vale a pena estudar segregação espacial. Lembrando que estudar os motivos destas é essencial. Alô, pessoal da história!); 
  • cultura e religiosidade (com uma atenção especial às religiões de matriz africana devido à obra  Atlântico negro – na rota dos Orixás.)
  • raça, etnia e multiculturalismo (fazendo uma associação com os conteúdos da história sobre a colonização)
  • relativismo cultural (tema chave da sociologia! Mantenha esse conceito em mente durante a prova!). 

PAS 2

  • formação da sociedade brasileira (associada à construção da identidade nacional. Manter em mente o período nacionalista da era vargas.)
  • sociedade e meio ambiente (já caiu muito nas outras e na matriz tem obras acerca do tema. Foco na problemática socioambiental como um todo! Nada de enxergar os problemas descontextualizados da sociedade em que eles estão inseridos! Refletir também sobre as consequências do progresso e da globalização.)
  • raça, etnia e multiculturalismo (e todas as questões de preconceito, discriminação e segregação que envolvem esses temas. A redenção de Cam está na matriz faz muito tempo, então vale pensar também nas políticas eugenistas do Estado brasileiro, baseadas no positivismo e no darwinismo social. É bom também procurar saber sobre os intercâmbios culturais que a diáspora africana permitiu.)
  • desigualdade de gênero (a lei Maria da Penha está na matriz)
  • o surgimento da sociologia no contexto de transformações do sistema produtivo.

PAS 3

  • mudanças sociais no século XX (cultura e contracultura também são temas muito recorrentes que se relacionam com essas mudanças! Como a arte se manifesta em determinados momentos históricos?  Como ela se diferencia da indústria cultural? Lembrando dos conteúdos da história: ditadura militar, guerra fria, guerras de libertação nacional na África e na Ásia… Atenção também ao pensar sobre as mudanças sociais: elas ocorrem em ritmos desiguais a depender do lugar que ocorrem!)
  • sociologia e direitos individuais (esteja atenta às atualidades! Também caem muitas questões relacionadas à leis, como a Maria da Penha e à Constituição que permeiam esse tema.)
  • estratificação e desigualdades sociais (nas últimas provas a temática de desigualdade de gênero tem caído muito. Mas atenção à desigualdade racial e ao racismo estrutural [vídeo do Canal Preto; temática essencial])
  • a relação entre indivíduo e sociedade (como ambos se constroem mutuamente. Ter em mente a contemporaneidade, vide os textos Necropolítica e Algoritmos parciais)
  • o fazer sociológico (para que serve? Como acontece? O que estuda? Qual o papel da socialização? Quais são as preocupações mais relevantes na atualidade?)

E por enquanto é isso! Lembrando que o site do sofista tem simulados e trilhas de estudo para você se aprofundar em todas essas temáticas. Bons Estudos!

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o PAS UnB? Siga o nosso instagram: @tudosobreopasunb

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *