fbpx

Aplicativos e plataformas para dar aquele gás nos estudos!

E aí, meus futuros calourinhos!!! Tudo certo com vocês? Como vai a adaptação para esse mundo de estudos totalmente virtual nos últimos tempos? Gostemos ou não, todos nós tivemos que encarar o “home study” e encontramos diversos desafios neste caminho. Dentre eles, estão a organização, a procrastinação e a busca por métodos eficientes, para otimizar o nosso estudo.

Neste contexto, existem vários aplicativos que podem nos ajudar nesse processo, e eu vou apresentar alguns dos que eu utilizo! Ah!  Eu já adianto que os dois últimos são os mais incríveis e podem fazer TOTAL DIFERENÇA na preparação pro vestibular!

Organização

Nos organizar é o primeiro passo para ter tudo em dia e garantir o controle das coisas! Então, é muito importante ter em algum lugar o que já foi e o que precisa ser feito.

  • Trello

O Trello é perfeito pra isso! Nele você pode criar listas diárias, semanais e até mensais dos seus compromissos fixos e as listas de tudo que você precisa estudar! Além disso, dá pra você ir marcando aquele “check” conforme for concluindo as tarefas, para assim ter uma noção do seu rendimento!

Produtividade X Procrastinação

Sem dúvidas, um dos maiores problemas de rendimento do estudante está ligado à procrastinação, principalmente nas redes sociais, já que passamos boa parte do nosso tempo conectados com os colegas e família por WhatsApp, e uma coisa leva outra, nos deixando passar horas a fio no celular.

Para ter um controle sobre isso, eu uso dois aplicativos que são maravilhosos nesse quesito:

  • Forest

Esse app nos ajuda a controlar aquela vontade imensa de checar coisas aleatórias no telefone a cada parágrafo que lemos ou a cada 10 minutos de aula. O aplicativo é uma espécie de cronômetro que vai contabilizar ciclos de estudo, com o tempo a definir por você, em que você “planta” uma arvorezinha e, caso você saia da tela do aplicativo para procrastinar, sua árvore morre. Dessa forma, à medida que você vai concluindo seus ciclos de estudo, constrói uma floresta (forest) de produtividade!!

O Forest é perfeito para adeptos da Técnica Pomodoro, que eu particularmente amo. Inclusive, já fiz post aqui no blog falando dela pra vocês! Para acessar, clique aqui!

  • Quality Time

Este é um app que pode te surpreender trazendo dados sobre você mesmo! Quantas horas por dia você acha que passa no celular? Tenho certeza que a maioria das pessoas chutaria uma quantidade menor do que realmente passam, e é isso que esse aplicativo nos mostra!

O Quality Time contabiliza o tempo gasto em cada aplicativo do seu celular e quantas vezes você  acessa cada um durante o dia, trazendo um balanço final de quantas horas por dia você usou o telefone e em quais aplicativos você gastou mais tempo.  Isso te traz alguns dados importantes sobre a sua produtividade: o que você poderia ter feito nas horas que passou naquele aplicativo que não te agregou em nada? Será que vale a pena continuar com ele no seu celular, mesmo que consuma tanto sua produtividade?

Técnicas de Estudo

  • Google Drive

Google drive: Simples, mas essencial! Uma das coisas que mais nos toma tempo é fazer resumos, certo? Mas ainda assim, tem aquelas matérias que pedem um resumo! Os resumos digitados tem sido a melhor estratégia pra mim! O tempo e a praticidade são as melhores vantagens,  além de você poder inserir imagens, tabelas e diferentes formatações com a maior facilidade do mundo!

  • Anki-FlashCards

O meu aplicativo favorito: Anki. Flashcard é uma técnica incrível de estudo. Eu até diria que é a mais eficiente no meu caso. Foi a principal técnica utilizada nos meus estudos para o vestibular e continuo usando até hoje, na faculdade de medicina. Ele funciona assim: você  produz cartões, com uma frente e um verso, que contém perguntas ou até mesmo questões do conteúdo, dessa forma, quando for estudar, ao invés de simplesmente olhar no resumo, você se obriga a buscar a resposta na sua cabeça! O melhor de tudo é que, de acordo com a sua resposta, você pode classificá-la em Bom, Fácil  ou Difícil, e o Anki vai reagendar, usando a técnica de repetição espaçada, para que você revise aquele cartão no momento certo.

Essa é uma técnica incrível de estudos, que inclusive,  se vocês tiverem interesse, eu posso fazer um post exclusivo explicando cada detalhe, porque eu acho que vale muito a pena!

O anki pode ser usado tanto no celular quanto no computador. Eu particularmente prefiro criar os cartões no computador, pois fica muito mais fácil para digitar. O design do app é bem simples. Inicialmente pode parecer bem arcaico, mas acredite, a qualidade da técnica de estudo é sem comparações!

Simulados, correção de redação e trilhas de estudos

  • Sofista Learning

Aaaaaah! Vocês acharam que eu não ia fazer um jabá pra vocês, né? Galera, nossa equipe preparou essa plataforma maravilhosa, a Sofista Learning, de uma maneira incrível para otimizar os estudos de vocês! Na plataforma, você pode criar suas trilhas de estudos, fazer simulados, questões específicas das bancas, e o melhor de tudo: você pode acompanhar o seu rendimento, que é o que você mais precisa estar atento, durante a sua preparação!

Eu acho que as dicas de hoje foram incríveis, pois fazem toda a diferença na minha rotina, mas quero saber de vocês  e peço que me respondam aqui nos comentários duas coisas:

  1. Quantas horas por dia vocês acham que passam no celular? (Depois, quero que baixem o Quality Time e usem por, pelo menos uma semana, e me contem aqui ou no instagram, quanto tempo você realmente passa).
  2. Como você revisa o que estuda? Gosta da técnica de FlashCards? Acha complicado?

Todos os aplicativos citados são gratuitos, apesar de terem suas versões premium, e estão disponíveis tanto para Android, quanto IOS.

Bom, galera, é isso! Para mais dicas, continue acompanhando a gente aqui no blog e no insta (@tudosobreopasunb)!

Um abraço, e bons estudos!!

Por Renata Gabriella.

 

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *