fbpx

Minha trajetória até a aprovação – Sophia Assis

Olá futuros calourinhos? Tudo certo com vocês?

Me chamo Sophia e faço parte da equipe do Tudo Sobre o PAS UnB. Hoje eu vim compartilhar com vocês um pouquinho da minha trajetória até a aprovação no curso de Medicina na UnB. Espero que gostem!

Bom, tudo começou no primeiro ano do ensino médio. Nesse momento, eu já sabia que queria cursar medicina e já tinha escutado muita gente falando que eu teria que ralar para ser aprovada. Na minha cabeça, apenas estudar os conteúdos dados na escola seria suficiente para conseguir uma boa nota na primeira etapa e traçar meu caminho rumo à UnB.  Já adianto que eu estava enganada…

Para minha sorte, o colégio onde eu estudava oferecia simulados do PAS durante o ano, e por causa deles eu descobri que não era tão simples assim. Conversei com alunos de outros anos e ele me contaram que é difícil tirar notas altas sem um estudo voltado para o PAS. Sabendo disso, revisei os conteúdos que mais caiam e fui com a cara e a coragem para a prova.

Chegando lá, me deparei com situações que eu não esperava: itens confusos, muitas dúvidas, dificuldade na interpretação dos textos e na análise das obras. Hoje, avaliando a forma que fiz a primeira prova, consigo apontar alguns erros:

  1. Falta de conhecimento da prova: Por não ter realizados provas antigas, eu não conhecia a prova como deveria e não conhecia a abordagem do conteúdo que o cebraspe utilizava.
  2. Fiquei trocando muitas vezes o gabarito: Em vários itens, eu fiquei me apegando a detalhes irrelevantes, que na minha cabeça mudariam o gabarito. Ao invés de seguir minha primeira opinião, eu fiquei pensando em mil interpretações para os itens e acabava trocando a minha resposta inicial. Isso fez com que eu errasse muitas questões. Minha dica é: só troquem a sua primeira marcação se tiverem certeza disso!
  3. Falta de estratégia: Eu sempre recomendo para vocês que cheguem na prova com um número aproximado de questões que você pode deixar em branco. Esse número deve ser definido pelo seu desempenho em simulados. Eu fui para a prova totalmente despreparada e acabei deixando muito mais questões em branco do que eu deveria.

Mesmo com todas essas falhas, eu consegui tirar uma nota relativamente alta, pois tinha feito uma boa revisão do conteúdo. Apesar disso, sabia que a nota era abaixo do meu potencial. Nesse contexto, foi a partir dos meus erros no PAS 1 que desenvolvi uma estratégia de estudos para o PAS 2 e fui aprimorando até o PAS 3.

No segundo ano do ensino médio, eu foquei em aprender bem o conteúdo nas aulas e sempre medir meu desempenho nos simulados da escola, ou seja, eu corria atrás dos meus erros e avaliava em que matérias eu estava errando mais e o porquê. Fazer esse diagnóstico dos seus resultados ao longo do ano é essencial para saber se seu estudo está sendo eficiente ou não. Além disso, fiz algumas provas antigas também e elas me ajudaram muito.

Seguindo esse método, fiz a prova do PAS 2 e aumentei muito minha nota em relação ao PAS 1. Essa nota me deu a certeza de que eu estava no caminho certo e cada vez mais próxima da minha aprovação. Juro, fiquei feliz demaaais.

Agora resumindo um pouco, ao chegar no terceiro ano com uma estratégia mais ou menos traçada, no primeiro semestre eu me dediquei a aprender o conteúdo da melhor forma possível, sempre fazendo muitas questões.  Já no segundo semestre, eu senti a necessidade de entrar em um cursinho pré pas, pois senti que não tinha aprendido o conteúdo da maneira necessária. O cursinho me ajudou muito mesmo, mas ele não é necessário desde que se tenha uma boa disciplina de estudos.

Foi no terceiro ano o período em que eu mais resolvi provas antigas e tenho certeza que elas foram o principal motivo da minha aprovação. Ao fazer as provas e corrigi-las, eu podia saber o que mais caiu nos últimos anos, avaliar como o conteúdo era cobrado,  treinar a matéria e saber onde estava minhas maiores dificuldades.

Com essa preparação, fiz a prova do PAS 3 e a partir daí foi só alegria!

Espero que o texto tenha sido útil para motivá-los! No nosso Instagram, estamos sempre postando várias dicas, informações importantes, métodos de estudo que com certeza vão te ajudar na sua preparação! Recomendo fortemente que acompanhem a nossa página! (@tudosobreopasunb)

Abraços! Espero a todos na nossa querida UnB!

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *