fbpx

Geografia para o PAS – O que mais caiu em 2019 e tendências para 2020/2021

Olá galerinha, me chamo Ernandes Lima, faço Geografia na Universidade de Brasília e escrevo esse post para ajudar vocês com o conteúdo de Geografia para a prova do PAS UnB, seja qual foi a etapa que você vai fazer. Antes de mais nada gostaria de dizer que o PAS é uma excelente forma de ingresso para uma das melhores universidades do Brasil e da América Latina. Não vai querer perder essa oportunidade, vai?

Todas as etapas do PAS apresentam uma diversidade imensa de conteúdos que caem na Geografia, mas o que realmente mais caiu nas provas aplicadas em 2019? E quais as tendências para 2020?

Análise – PAS 1 2019

Para a primeira etapa caíram conteúdos de Geopolítica (2), Demografia (1) e Clima (3) distribuídos em seis questões. Devido à proposta de interdisciplinaridade do PAS, podem haver questões que englobam História e Sociologia nos itens pensados em Geografia, costumeiramente observados na relação entre países no mundo, os movimentos migratórios e a resolução de seus conflitos, ou seja, a Geopolítica.

Na Demografia é muito comum aparecerem como ferramenta de análise as pirâmides etárias que são utilizadas para representar dados populacionais de acordo com o sexo feminino e masculino em relação ao Brasil. Já com relação ao Clima, é muito comum aparecerem itens que se relacionam com a poluição e suas consequências para as diversas sociedades. As mudanças de níveis de mar e oceanos estiveram presentes nesse ano, assim como a discussão de alteração climática que é hoje um dos temas mais debatidos no mundo.

Análise – PAS 2 2019

Para a segunda etapa caíram conteúdos de Demografia (5), Geopolítica (2) e Meio Ambiente (1) distribuídos em oito quentões. Na Demografia estiveram presentes conteúdos que envolviam a estatística populacional e dados referentes ao nosso país, bem como os indicadores sociais que são estudados para entender os diversos grupos sociais e para a manutenção de políticas públicas de estado.

Na Geopolítica foram abordados itens sobre os conflitos armados pelo mundo, em especial os do Oriente Médio, e as migrações internacionais em caráter de paz e de melhores condições de vida. Por fim, a temática de Meio Ambiente trouxe à tona as consequências do extrativismo mineral e os recorrentes desastres ocorridos no Brasil, entre eles Brumadinho e Mariana.

Análise – PAS 3 2019

Para a terceira etapa caíram conteúdos um pouco mais diversos e distribuídos entre várias áreas. Em Geopolítica (1) foi retratado o aspecto demográfico nas guerras civis pelo mundo e a relação homem x mulher nos conflitos. Os assuntos correlacionados com Cultura e Religiosidade (1) revelaram o alto infanticídio feminino na Ásia e África e as vulnerabilidades que o grupo de mulheres sofrem nessas sociedades. Sobre a Demografia (1) foi mostrado mais uma vez a pirâmide etária como recurso de análise para a taxa de natalidade no Brasil e sua mudança com o passar das décadas. Em Climas (2) buscou-se apresentar o semiárido brasileiro no nordeste e suas peculiaridades quando falamos em desigualdades sociais, algumas delas agravadas pelo baixo volume de chuvas característico de tal clima, além das estações do ano e a incidência solar variável de acordo com a localização no mapa e relevo.

Tendências para a prova de 2020 e 2021

Como as provas do PAS têm uma variabilidade de conteúdos grande, é difícil apontar com certeza o que será cobrado em geografia, mas tomando por base as últimas cinco provas (2015-2019), eu apontaria por etapa tais conteúdos com maior chance de cair:

PAS I: Urbanização, Climas, Meio Ambiente/Sustentabilidade.

PAS II: Demografia, Industrialização, Agropecuária e Biomas.

PAS III: Globalização, Migração, Cartografia e Climas.

*Estes conteúdos estão expressos em palavras-chave, portanto existem seus desdobramentos em subtópicos e subtemas.

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *