fbpx

Vestibulares seriados

E aí, futuros calourinhos!!! Tudo certo? 

Eu sou a Renata, curso medicina na UnB e entrei pelo PAS, que é um vestibular seriado. Vocês sabem o que é isso? 

Bom, vestibulares seriados são processos seletivos que se dividem em provas durante o ensino médio. Geralmente uma no primeiro ano, outra no segundo e a última no terceiro, podendo cada uma das etapas serem obrigatórias ou não, dependendo da instituição. 

Esses processos de avaliação costumam ser específicos de cada Universidade,  ou seja, se você  faz o PAS UnB, por exemplo, sua nota valerá apenas para ingressar na Universidade de Brasília, não em outras faculdades.

As etapas não são classificatórias, como os vestibulares que possuem uma “primeira fase” na qual apenas quem obtém determinada pontuação é classificado para a segunda, como acontece em na Unicamp e na Fuvest. Nos vestibulares seriados, as provas são  cumulativas, ou seja,  as notas são calculadas após as 3 etapas para que se obtenha uma média final.

Quais são as vantagens de um vestibular seriado? 

  • Seu desempenho vai ser avaliado em três momentos/provas diferentes, tirando o peso de “tudo ou nada”; 
  • O conteúdo da prova é somente da série que o candidato está cursando e não de todo o Ensino Médio de uma vez;
  • A concorrência é restrita para pessoas da mesma idade e que estão no mesmo momento da vida estudantil (Ensino Médio).

Particularidades

  • Os seriados costumam ter obras obrigatórias que os candidatos precisam conhecer para responder a prova. Elas variam desde leituras, peças teatrais, artes visuais e músicas.

Os pesos de cada etapa ou área do conhecimento variam de cada vestibular, tal como o estilo de prova, tempo e etc. Então eu vou apresentar pra vocês, de uma maneira geral, como funcionam 3 dos grandes vestibulares seriados do Brasil: 

PISM- UFJF

O Programa de Ingresso Seletivo Misto-PISM  é uma forma de ingresso na Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais. As etapas são chamadas Módulo I, II e III, respectivamente. Todas são constituídas de dois dias de prova:

1º dia (Módulo I e II):

-Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química.

-20 questões objetivas e 8 discursivas, distribuídas igualmente para cada matéria.

2ºdia 

-Literaturas, Biologia, Física e História

-20 questões objetivas e 8 discursivas, distribuídas igualmente para cada matéria.

No módulo III, as questões discursivas são relacionadas a área do conhecimento escolhida pelo candidato: exatas, humanas, saúde ou economia e administração. As objetivas são em números iguais às primeiras provas. 

As questões discursivas possuem maior pontuação e todas as provas têm duração de 4 horas e 30 minutos.

SSA-UPE 

O Sistema Seriado de Avaliação serve para entrar na Universidade de Pernambuco, a qual possui campi em várias cidades do estado.

As provas de cada fase são realizadas em dois dias consecutivos, contendo questões de múltipla escolha (A, B, C, D ou E) e uma redação, com a duração de 4 horas e 30 minutos.

A 1ª e a 2ª fase (realizadas na primeira e segunda série, respectivamente) possuem 90 questões, distribuídas desigualmente entre as disciplinas de : Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História (10 para cada); Língua Português (12); Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Filosofia e Sociologia (6 para cada). 

Na 3ª fase, são 100 questões, das mesmas matérias, mas com 12 para Matemática e 8 para Língua Estrangeira, Filosofia e Sociologia. 

PAS-UNB 

Por último, nosso amado Programa de Avaliação Seriada, que serve para ingressar na Universidade de Brasília, no Distrito Federal. As provas são aplicadas em um único dia, contendo 5 horas de duração, sendo composta: PAS 1: 100 questões, PAS 2: 110 questões e PAS 3: 120 questões, além de uma redação. 

O conteúdo da prova abrange as matérias estudadas na respectiva série do Ensino Médio, obras obrigatórias e 10 questões de língua estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês).

As provas são organizadas pela banca Cebraspe, portanto, segue o “modelo Cebraspe”, que contém questões do tipo Certo e Errado (tipo A), questões em que o gabarito são números contendo Centena, Dezena e Unidade (tipo B), questões de múltipla escolha, com 4 alternativas (tipo C) e questões discursivas (tipo D). Não há um número pré-definido para cada uma. 

Outra particularidade do modelo é que o acerto de cada tipo de questões vale pontuações diferentes (sendo maior para tipo D, igual para B e C e menor para tipo A), além de penalizar com pontuação NEGATIVA, caso o candidato erre questões do tipo A ou C. 

Além destes citados, no Brasil existem vários vestibulares seriados para entrar em várias Universidades:

  • PAS– Faap- SP: Fundação Armando Álvares Penteado
  • PAS– UEM : Universidade Estadual de Maringá (PR)
  • SIS- UEA: Universidade do Estado do Amazonas (AM)
  • PSS- UFRR: Universidade Federal de Roraima (RR)
  • SAS- UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • PAES- Unimontes: Universidade Estadual de Montes Claros (MG)
  • PIAS– Uniube: Universidade de Uberaba (MG)
  • PSS– UEPG: Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR)
  • PAC- Unicentro: Universidade Estadual do Centro-Oeste (PR)
  • PAS- UFLA: Universidade Federal Lavras

Bom, futuros calourinhos, essas são as principais  informações sobre os principais vestibulares seriados do Brasil, que são grandes oportunidades para entrar em Universidades incríveis!  

Para mais informações, principalmente sobre o PAS-UnB, PISM-UFJF e SAS-UPE, continue acompanhando o nosso blog e o nosso instagram!

Um abraço, e bons estudos!

 

 

 

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *