fbpx

Brasília na visão do PAS

A capital do Brasil possui um lugar especial nas provas do PAS-UnB, e nesse post vamos desvendar melhor como Brasília pode aparecer na sua prova. Apesar de um item mais específico do PAS 2, Brasília pode aparecer nas outras etapas dentro de disciplinas como urbanização, migrações internas do Brasil e meio ambiente.

Cidade berço da Universidade de Brasília (UnB), a terceira e última capital federal do Brasil é recorrente nas provas do PAS justamente por ser o local onde a UnB está instalada. Saber como as questões sobre Brasília vão ser cobradas ajudam a orientar os estudos e ficar atento às obras que dentro da geografia analisam os aspectos sociais e físicos da cidade.

As Questões de Brasília no PAS-UnB

O PAS 2 é conhecido pelas obras e conteúdo direcionados ao estudo da capital Federal, com obras como a música Mar e Brasília (Engels Spiritus). Entretanto, temas relacionados a Brasília, como o bioma Cerrado, a região Centro-Oeste e a história da capital podem aparecer em todas as etapas, confira abaixo alguns exemplos: 

PAS 1 – 2013

ITEM 39 – Tanto na região centro-Oeste quanto na região Sudeste, verifica-se o que se tem denominado de hierarquia urbana.

De forma tímida os itens na prova do PAS 1 trazem muitas questões de urbanização, e a mudança da capital, bem como sua intenção de integração para diminuir as diferenças entre regiões do Brasil. No item acima a questão aborda o conceito de hierarquia urbana que diz respeito a relação urbana na qual uma cidade possui maior influência econômica e política em relação às cidades. O gabarito do item é: correto.

PAS 2 – 2018

Tendo como referência inicial o texto apresentado, julgue os itens seguintes, relativos à ocupação do solo no Distrito Federal (DF).

ITEM 87 – A mancha urbana de Brasília se expandiu de forma polinucleada dentro do território do DF, criando diversas regiões administrativas, algumas das quais são conurbadas com municípios goianos.

Etapa na qual temas sobre Brasília são cobrados de forma direta e abundante, o item acima representa bem as questões dessa etapa: a realidade do Distrito Federal (DF). Nessa etapa o DF é cobrado tanto a partir de sua visão social, como questões e problemas físicos da região. No item acima é cobrado a noção do conceito de conturbação e sua aplicação prática no contexto da cidade. O item está correto. 

PAS 3 – 2017

ITEM 33 – A mudança da capital federal para a região Centro-Oeste fez do Distrito Federal um dos polos de migração da população oriunda do Nordeste e do Sudeste.

A migração é um dos grandes temas atuais presentes na etapa 3 do PAS UnB. Como uma de suas características o tema é cobrado também mostrando a realidade brasileira e brasiliense. No item acima a migração interna que promoveu a construção e estabelecimento da nova capital do Brasil aparece de forma direta e demanda do(a) candidato(a) uma análise crítica do fato. O item está correto e uma das alternativas para se pensar na resolução da questão para quem mora na cidade é ver o quanto da cultura nordestina e carioca nossa capital exibe. Conhecer as pessoas de Brasília ajuda a conhecer a história dessa capital tão jovem.

Viva Brasília

A dica então é: não fique preso apenas aos conteúdos didáticos, conheça Brasília experienciando a capital. Não deixe de ficar atentos às obras e fique por dentro também de temas transversais que atravessam a realidade de Brasília. Quer saber de mais dicas diretas e práticas? Venha estudar com a gente e fique atento às nossas publicações.

 

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o PAS UnB? Siga o nosso instagram: @tudosobreopasunb

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *