fbpx

Como manter o foco nos estudos durante a pandemia?

Olá Futuros Calouros! Como andam os estudos?

Nós sabemos que período de pandemia trouxe desafios para todos, por isso, temos que nos reinventar para cumprir todas as nossas obrigações e manter a concentração diária nos estudos. E isso é um desafio e tanto! Nosso cérebro nos prega peças: você provavelmente tem foco e paciência para maratonar sua série favorita ou passar horas jogando, não é mesmo? Mas quando o assunto é assistir uma aula online ou fazer atividades, você se distrai e perde muito tempo, e muitas vezes nem consegue terminar o que tem para fazer. 

Essa situação se torna ainda mais estressante quando o vestibular se aproxima a cada dia e temos uma lista de coisas para estudar, trazendo ansiedade e preocupação para quem tenta se manter focado, mas não consegue. Entretanto, não se desespere! Isso é normal e acontece com a maioria de nós. Para te ajudar nesse processo, separamos algumas dicas para você domar o seu cérebro inquieto! 

Escolha um bom local de estudos!

O mundo pode estar desabando ao seu redor, mas o seu local de estudos deve ser calmo, organizado e distante das distrações. Quando estudamos em casa, isso se torna mais complexo pois, além das tentações do conforto do nosso lar (cama, televisão, jogos, Internet etc.), nem sempre temos controle do espaço ao nosso redor, como barulho de obras, trânsito e até mesmo da nossa própria família.

Portanto, na hora de selecionar um local de estudos, procure sempre o canto mais silencioso possível e longe de coisas que tirarão seu foco. Uma alternativa é usar fone de ouvido (desligado ou com música instrumental) ou protetor auricular para diminuir o barulho. Nada de estudar na cama ou no sofá! Não faz sentido estudar em locais propensos a te dar sono e preguiça. Lembre-se também de manter a organização, um lugar caótico dificultará sua concentração.

Converse com sua família.

Estar em casa traz algumas obrigações inevitáveis, como tarefas domésticas, cuidar de irmãos e animais, ajudar os pais, precauções contra o coronavírus, entre outras coisas. Para que você possa conciliá-las melhor com seus estudos, converse com a sua família, explique a eles a importância dos PAS e o tempo que você precisa se dedicar a ele. Com isso, divida com sua família as tarefas da casa, peça para que façam mais silêncio e te apoiem nesse momento. 

Se planeje sempre.

Não deixe para decidir o que você deve estudar no memento em que se sentar na cadeira! Para otimizar seu tempo de estudo, defina tudo que irá fazer no início da semana. Planeje as matérias a serem vistas e defina horários. A técnica do Pomodoro pode auxiliá-lo nisso. Ela consiste em separar intervalos tempo de estudo e de descanso, como 45 minutos de estudos e 15 minutos de descanso, por exemplo. Dessa forma, não é necessário ficar concentrado durante longos períodos, tornando a atividade menos cansativa. Programe também horários para refeições, afinal, não dá para estudar pensando em que horas será o lanche da tarde! 

Antes de começar, deixe ao seu alcance tudo que precisará: livros, cadernos, estojo, água, carregador do notebook ou celular. Isso evitará que você tenha que ficar se levantando e consequentemente perdendo o foco. 

Na sua programação, inclua também as suas obrigações extracurriculares, como exercício físico, limpeza da casa, compras em mercado. Assim, você saberá quanto tempo lhe sobra para se debruçar sobre os livros.

Desligue-se dos sugadores de atenção!

Quem nunca foi olhar rapidinho uma notificação do celular e acabou rolando o feed do Instagram por horas? Nós sabemos que isso acontece e mesmo assim mantemos o nosso celular ao lado. A solução é cortar o mal pela raiz, portanto desligue todos os seus aparelhos eletrônicos. Parece extremo, mas se você sabe que não tem autocontrole, não adianta mentir para si mesmo. No começo será difícil, mas você irá se acostumar. 

Por outro lado, para muitas pessoas, os aparelhos eletrônicos se tornaram imprescindíveis para o estudo durante a pandemia. Para isso, nós separamos alguns aplicativos que bloqueiam o uso de sites e apps alheios ao seu estudo. Forest (para Android) , Plantie (para IOS), App Block (para Android), Stay On Task (para ambos) e Block&Focus (extensão para navegadores). Mas, nada disso funciona se você realmente não se policiar. Tenha força de vontade!

Opte por fazer você mesmo!

Como é mais fácil perder o foco: lendo textos e assistindo a vídeos ou escrevendo um resumo do conteúdo? Obviamente a primeira opção. Quando você está estudando passivamente, é muito mais fácil divagar do que quando você bota a mão na massa e faz exercícios e resumos sozinho. Por isso, dê preferência a atividades em que você é o principal agente do seu aprendizado!

Por hoje é isso pessoal! Espero que essas dicas tenham sido úteis para vocês e que vocês caprichem na leitura ein!!  Fique por dentro de todas as novidades do nosso Blog  e tenha acesso a vários recursos para facilitar sua trajetória rumo à UnB acompanhando nossa plataforma! Aproveite e nos siga no Instagram.

Abraços!!

Por Sophia Assis

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *