fbpx

Geografia: uma matéria presente no seu lazer

Já pensou no Thanos te ensinando Geografia? Ou como seria saga de Luffy e sua tripulação atrás do One Piece sem um mapa? Perceber como a geografia é uma das matérias mais presentes no nosso dia a dia, inclusive séries e filmes pode ser um excelente meio de aplicar conteúdos vistos em sala de aula. Fora as produções propriamente voltadas a ensinar temas da geografia, as grandes produções difundidas podem trazer muitos aprendizados também. Isso é muito importante quando se pensa no formato da prova do PAS-UnB que possui como característica a aplicação dos conteúdos didáticos da sala de aula na nossa realidade. 

Quando falamos de realidade, não nos referimos apenas a Problemas Urbanos e Ambientais, Acordos Internacionais, Blocos Econômicos, Meios de Produção e etc. A realidade também é composta por coisas que consumimos no nosso lazer, na nossa cultura por diferentes meios. Listamos aqui 3 momentos em que a Geografia esteve presente no seu lazer e você nem percebeu. Mas será possível aprender assistindo filmes e séries? Nós te explicamos no post abaixo.

3 Momentos que a Geografia esteve presente nos filmes

Para começar nossa lista, nada mais atual na cultura geek dos filmes de heróis do momento do que o grande vilão da Marvel, o titã louco: Thanos. Quem acompanhou a saga dos filmes dos Vingadores sabe bem que a meta do vilão era dizimar metade da população do universo. Uma frase resume bem seu plano: “o universo precisa de correção, o universo é finito, os recursos são finitos, se a vida prosseguir sem correção, a vida precisa de correção”. Você consegue identificar como a Geografia está presente nessa trama? 

A frase acima resume bem a teoria demográfica de Thomas Malthus (séc. XVIII), segundo a qual o crescimento populacional humano tende a crescer numa progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos tenderia a crescer numa progressão aritmética. Essa teoria é um dos principais temas do ensino de Demografia na Geografia.

Thanos da MARVEL Estúdios, propriedade da Disney. Fonte: Internet.

Continuando nossa lista, vamos para um outro universo cinematográfico que fez muito sucesso e tem na geografia sua base: SPIRIT: O Corcel Indomável. A animação da DREAMWORKS, é famosa por sua trilha sonora incrível aliada a paisagens que retratam muito bem oeste norte-americano. O foco da obra é a conquista do oeste norte-americano na visão de um corcel (cavalo), mas temas estritamente geográficos também são o ponto alto da série.

Os conceitos de lugar e território são as forças motrizes do corcel em busca de sua família e de protegê-los das ações humanas. Conhecer e entender os conceitos de lugar e território é uma das bases da geografia. Se você tem dúvidas sobre a explicação dos dois conceitos, a animação é uma boa dica para aprender se emocionando com a trama.

SPIRIT: O Corcel Indomável, DREAMWORKS. Fonte: Internet.

Por fim, mas sem chegar nem perto de esgotar a lista, citamos um filme apocalíptico que aborda um dos maiores temores humanos no quesito desastres naturais: terremoto. No filme Terremoto: A falha de San Andreas, fica claro que o tema geográfico abordado é a geologia e o tectonismo. Mas o que é interessante notar nesse filme em específico é que ele aborda uma previsão real. 

A falha de San Andreas no estado da Califórnia nos Estados Unidos é o local de encontro entre duas placas tectônicas que, devido sua movimentação ocasional, produz tremores na região.  Essa falha ganhou notoriedade internacional, pois espera-se que em algum momento haverá o chamado “Big One”, ou seja, o grande tremor na falha que causará um terremoto de dimensões catastróficas. Governos e cientistas possuem um sistema de monitoramento e de política de mitigação de impactos para prever e se precaver quando o fatídico evento acontecer. 

Terremoto: a falha de San Andreas. Fonte: Internet.

Reconhecer a realidade para reconhecer o PAS- UnB

Então é possível sim aprender e consolidar conhecimentos mesmo nos momentos que não se espera. A prova do PAS, por ser de caráter crítico de aplicação dos conteúdos à realidade, já trouxe inúmeros temas de séries, filmes e animações para suas provas e é importante ficar atento, a exemplo do vestibular de 2018.

Quem diria que assistir sua série ou filme preferido poderia te ajudar na prova, não é mesmo? Como a lista é muito grande, podemos trazer cada vez mais análises geográficas de filmes por aqui. Se o conteúdo foi bacana nos deixe ficar sabendo. Mas para conseguir perceber esses conteúdos você primeiro precisa estudar, então nada de trocar horas de estudo para maratonar sua série preferida, hein?!

 

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o PAS UnB? Siga o nosso instagram: @tudosobreopasunb

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *