Piores erros que um vestibulando pode cometer

Estudar, estudar e estudar, é só isso que temos na cabeça quando a prova está se aproximando, não é mesmo? Mas você sabia que só estudar pode te prejudicar na prova? Como isso funciona?

Para a neurociência,  o nosso cérebro funciona de dois modos, o modo focado (quando estamos prestando atenção a um exercício, a um filme ou ao professor, por exemplo) e o modo difuso (quando o cérebro está relaxado). Então nós não podemos simplesmente estudar o tempo inteiro:  “Acontece que o cérebro precisa alternar entre o modo difuso e o focado para aprender de forma efetiva” , segundo Barbara Oakley, professora de Engenharia na Universidade de Oakland (EUA). 

E como posso desviar esse foco dos estudos de forma saudável e não me prejudicar na prova? A resposta é simples, tendo uma rotina que inclua atividades diversificadas.

 

  • É importante cuidar do corpo, então faça algum exercício físico. O objetivo é realmente esvaziar a mente e possibilitar o aprendizado. Pode ser uma caminhada, academia, dançar, andar de bicicleta, correr, a atividade não importa, desde que você faça alguma coisa! 
  • Cuidar da mente também é essencial, então pense em atividades que fortaleçam a sua mente. Faça terapia, meditação, assista palestras motivacionais, leia livros por prazer, ou seja, pratique atividades que limpem a sua mente das atividades escolares nesse momento.  
  • Se divirta! Assista filmes, séries, brinque com seus bichinhos de estimação, passeie com seus pais, brinque com seus irmãos, busque fazer coisas que vão te deixar feliz! 
  • Cuide de você. Coma bem, tome muita água, faça um skin care, cuide do seu cabelo, faça exames de rotina para saber como está a sua saúde, faça as unhas, tudo aquilo que te deixe bem com você mesmo.  
  • Não se isole do mundo! É comum nós ouvirmos que o vestibulando é aquele que estuda o dia inteiro, não sai do quarto, não vai ao cinema, não tem amigos. Não seja essa pessoa. O ser humano PRECISA de interação social. Faça refeições em família, vá ao cinema ou ao teatro com os amigos, vá a igreja, a festas… Interaja com outros seres humanos. (Claro que isso não se aplica durante a pandemia!) 

Você vai fazer tudo isso todos os dias? Claro que não, mas você precisa incluir essas atividades na sua rotina. Tenha metas bem definidas de estudo e seja sincero ao estabelecer essas metas, pois se você propor metas muito mirabolantes ou metas que sejam muito abaixo do que você consegue realmente fazer em um dia, ficará desmotivado. 

Acrescente pelo menos um desses pontos na sua rotina diária e estabeleça uma rotina semanal com esses elementos. A cada 15 dias, coloque uma atividade maior e mais complexa, mas de forma alguma deixe de viver para estudar. Isso não é saudável para você e seus estudos.  

Boa sorte e nos vemos pelos corredores da UnB.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o PAS UnB? Siga o nosso instagram: @tudosobreopasunb

 

Referências: 

https://www.bbc.com/portuguese/geral-48821567

 

 

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *