fbpx

Qual é o melhor horário para estudar?

E aí, futuros calourinhos! Tudo certo?

Hoje iremos conversar sobre qual o melhor horário para estudar. Você já parou pra pensar nisso? Tem momentos do dia em que conseguimos ser mais produtivos do que em outros?

Bom, é fato que os horários que você dedica aos estudos têm impacto direto no seu desempenho. No entanto, não há uma verdade universal que nos diga que o melhor momento do dia seria o X ou Y, pois isso varia muito de cada pessoa, disponibilidade de horários, rotina de sono, alimentação, exercícios físicos e por aí vai.

Todos os horários possuem seus prós e contras. Pontuamos cada um.

Pela Manhã

No livro “Mude seus horários, mude sua vida”, o Dr. Suhas Kshirsagar discorre sobre a importância de estarmos alinhados com o Ciclo Circadiano (adequando nossos hábitos aos períodos diurno e noturno). Dessa forma, o melhor horário para começar suas atividades mais importantes, como o estudo, seria pela manhã, como é defendido por muitos estudantes de alta performance.

Nas primeiras horas do dia, o corpo está mais disposto e sua mente ainda não foi sobrecarregada pelas milhares de informações que temos que processar ao longo do dia, como as advindas das redes sociais. Mas, claro, isso se relaciona diretamente com a rotina de sono, uma vez que, se você dorme muito tarde, obviamente terá dificuldades de acordar cedo e manter-se focado nas primeiras horas do dia.

À tarde

Muitos estudantes concordam que entre 13 e 16h seria o pior momento para estudar. Depois do almoço bate aquela moleza e tudo que a gente quer é tirar um cochilo e esquecer que as obrigações existem. Isso acontece porque após uma grande refeição, o nosso corpo se concentra na atividade digestória, que exige bastante energia, então nosso sistema nervoso realiza vários mecanismos relaxantes, para diminuir outras atividades metabólicas.

Noite

Bom, este é o horário que pode gerar mais discordância entre os diversos tipos de estudantes. Tem gente que ama e tem gente que não consegue de jeito nenhum! Para alguns, esse é o turno em que  a mente fica mais dispersa, agitada pelo dia e até mesmo cansada, exigindo atividades mais relaxantes, de preferência bem longe de fórmulas de matemática. Para outros, esse é um horário silencioso e calmo, onde tudo que tinha de ser feito, além do estudo, já foi feito, sendo um cenário super propício ao estudo.

 

Minha opinião

Pra mim, particularmente, quanto antes começamos a fazer nossas atividades, maior a chance de sermos produtivos, para não correr o risco de ficar adiando infinitamente para mais tarde e acabar não fazendo o que precisa ser feito. Por isso, gosto de dedicar as primeiras horas do dia às tarefas mais importantes. No entanto, o turno da noite é o meu favorito, pois, geralmente, é quando eu já consegui, finalmente “pegar no ritmo” e estou totalmente concentrada. A casa está silenciosa, ninguém vem jogar conversa fora, todas as refeições já foram feitas… enfim.

 

Construa uma rotina!

Bom, futuros calourinhos, o fato é que para cada um existem horários que propiciam maior rendimento. é preciso testar, se observar e principalmente, destacamos a importância de construir hábitos. Ter uma rotina influencia totalmente na sua produtividade, para que você possa aproveitar ao máximo o tempo em que seu cérebro e corpo estão mais dispostos para exponenciar seu rendimento!

Agora, eu quero saber de vocês: Qual horário você acha que tem maior rendimento?

Quer saber mais informações sobre como melhorar seu desempenho nos estudos ? Continue acompanhando o blog e siga nossa página no insta!

 

Um abraço, e bons estudos!!

 

Renata Gabriella

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *