fbpx

Como melhorar a qualidade dos seus estudos

E aí, futuros calourinhos!!! Tudo certo? Eu sou a Renata, estudante de Medicina da UnB, e hoje vim falar a respeito da qualidade dos seus estudos. Está preparado?

É muito comum que me perguntem “Quantas horas você estudava por dia para passar no vestibular?” e é uma questão difícil de responder, até porque eu nunca fui de contabilizá-las. O tempo que você passa estudando pouco importa, principalmente se você o faz de maneira ineficiente. Há dias em que passamos horas na frente dos livros mas obtivemos um rendimento muito inferior a um dia que estudamos por alguns minutos, mas de maneira eficiente.

Beleza, Renata. Mas como seria um estudo eficiente

Estudar com qualidade significa que, mesmo depois de um certo tempo da sessão de estudo, você vai ter entendimento daquele assunto, sendo preciso consultar apenas em alguns pontos específicos. No caso dos estudos para o vestibular, o mais importante é que você seja capaz de acertar as questões que aparecerem daquele assunto em um simulado ou na prova mesmo. 

Para obter esse desempenho é preciso focar em alguns pontos-chave:

Aprendizado:

O primeiro passo, quando se estuda, é aprender da maneira mais clara possível aquele conteúdo, até que você seja capaz de explicá-lo para outra pessoa. Para isso, eu utilizava a técnica de podcasts, que consiste em gravar resumos em áudio, nos quais você explica a matéria para si mesmo. 

Treinamento:

É essencial que você aprenda a fazer as questões, uma vez que é por meio delas que o seu conhecimento será cobrado no dia da prova. Portanto, as questões devem ser uma etapa priorizada nos seus estudos! Faça-as e tire todas as dúvidas até que se torne um processo automático.

Revisão:

Mesmo que você entenda o conteúdo e domine as questões, de nada adianta se você não relembrar periodicamente o seu cérebro daquele assunto. Os podcasts são EXCELENTES tanto no aprendizado, quanto para a revisão, inclusive é um método que utilizo muito na faculdade, e você pode usar em conjunto com resumos escritos. No entanto, fique esperto: o mais importante é que você se lembre de como fazer as questões. Então, obviamente, elas precisam estar na sua revisão. Geralmente, quando eu fazia as listas relacionadas a um conteúdo, eu separava as “questões de ouro”, que são aquelas questões ou que eu errava com frequência ou que abordavam muito bem o conteúdo, para utilizá-las na revisão.

Dentre outros aspectos, estes são os que considero principais para aumentar a qualidade dos seus estudos. Dentro de cada um desses aspectos, existem várias técnicas que podem ser utilizadas para aprimorá-los e garantir um estudo cada dia melhor. 

O que eu quero que tenham em mente é: qual o objetivo dos seus estudos? Ser aprovado, certo? Para isso, você precisa acertar o máximo de questões em uma prova, então é nessa habilidade que você precisa focar.  

Por outro lado, para que você seja capaz de mandar bem nas questões, é preciso que se aprenda o conteúdo da melhor maneira possível, pois somente assim a resolução acontecerá com fluidez e será possível revisar de forma prática e eficiente depois de um tempo.

Bom, futuros calourinhos, eu espero que tenham compreendido e que apliquem estes conceitos nos estudos de vocês! Qualquer dúvida, eu estou à disposição, aqui nos comentários, ou lá no nosso instagram.

Um abraço e bons estudos!!

Renata Gabriella.

 

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *