Como estudar por questões?

E aí, meus calourinhosss!!! Tudo certo com vocês?

Neste post eu vou abordar o que eu acho que seja a estratégia mais eficiente para estudar para o vestibular: fazer questões

Pensa comigo: o que será cobrado de você no dia da prova? Justamente a habilidade de responder os itens! Então é mais que certo que este deve ser o FOCO da sua preparação. As outras etapas de assistir vídeo aulas, fazer resumos, ler apostilas e etc, por mais que sejam importantes, não trazem grandes resultados se você não direcioná-los a um objetivo: responder questões. É por isso que estes processos teóricos não podem te tomar muito o tempo e a energia, que você deve destinar à prática. 

Mas como se estuda por questões? 

Sabe aquele longo processo de assistir aula, anotar cada detalhe, ou ler o capítulo do livro, fazer um grande resumo (a cada parágrafo, você resume), e um tempo se deparar com aquele mesmo conteúdo e não se lembrar do que aprendeu? Então, isso acontece porque foram utilizadas técnicas pouco eficientes de aprendizado. 

O primeiro passo é entender a teoria. Esse deve ser um processo relativamente rápido e não muito dispendioso. Não vale a pena gastar horas e horas fazendo resumos longos para todas as matérias (embora eles sejam úteis em alguns casos). Você vai direcionar este tempo para praticar:

  • Se é o seu primeiro contato com a matéria, no final de cada capítulo do livro ou apostila terão exercícios mais introdutórios que vão te fazer buscar na sua mente tudo o que entende do assunto. Se você não conseguir responder alguma delas, você precisa rever esta parte.
  • Se é um conteúdo que você já conhece, parta para as questões mais avançadas, pois elas vão te mostrar exatamente onde você está precisando melhorar!

Fazendo isso, pode apostar que tudo o que você aprendeu será explorado da melhor forma possível, pois vai buscar as informações na sua mente, reforçando-as quando necessário, o que aumenta a sua retenção do conteúdo. 

Não tenha medo de errar! As questões devem ser um guia para reafirmar o que você já sabe e encontrar seus pontos fracos para melhorá-los!

Essa estratégia pode ser combinada com várias outras já abordadas aqui nos textos do blog: repetição espaçada, flashcards, macetes, revisões com questões, questões antes da aula e principalmente os SIMULADOS. Eles deverão ser sua bússola apontando onde você deve investir mais nas questões: tempo, técnica, fórmulas, macetes e por aí vai. 

Como APRENDER com questões:

  • Matérias Conceituais (alguns chamariam de decorebas) combinam muito com o modelo de pergunta e resposta em flashcards. Biologia, geografia, obras  e até mesmo algumas partes de química e física se enquadram aqui.

            Exemplo: 

            P: Qual a enzima viral que transforma RNA em DNA? Cite um exemplo de vírus que ela está presente.

            R: Transcriptase reversa. HIV.

  • Matérias de algoritmos: Aqui são aquelas em que existe um raciocínio específico para resolvê-las. Matemática, física e química se enquadram perfeitamente. Pois você precisa interpretar um enunciado e desenvolver um raciocínio lógico de resolução. 

Nesses casos, o ideal é que você treine diretamente com questões de vestibular! Ficar muito preso a conceitos não vai te ajudar tanto. Aqui, quanto mais treino, mais fera você fica.

  • Matérias reflexivas: História, obras, sociologia, filosofia, artes, literatura e etc. Aqui o ideal é que você faça aquela viagem: “Onde? Quando? Quais os objetivos? Quais as causas? Quais as consequências?’’

ATENÇÃO: Essas dicas são gerais para o processo de aprendizado, mas nenhuma substitui o treino em si, ou seja, responder às questões de vestibulares e os simulados. Repare que diferentes matérias podem se encaixar em técnicas diferentes, dependendo do conteúdo.

Bom, galera, por hoje é isso! Espero que tenham compreendido e apliquem o estudo por questões na sua preparação! 

Quer saber mais informações sobre como melhorar seu desempenho nos estudos ? Continue acompanhando o blog e siga nossa página no insta!

Um abraço, e bons estudos!

Renata Gabriella.

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *