Recomendações para a prova do PAS

As provas do PAS estão chegando e a ansiedade costuma aumentar muito nesses momentos finais. Pensando nisso, decidimos dar algumas recomendações para facilitar esse processo e ter certeza que você vai estar preparado para a prova. 

Recomendações essenciais

  • Imprima o comprovante de inscrição com antecedência e confira se o seu documento de identidade é válido

É primordial a apresentação desses dois documentos para realizar a prova, então não deixe para última hora. Imprima o comprovante de inscrição! Ele pode ser encontrado na página de acompanhamento da inscrição. O documento de identidade pode ser o RG, carteira de trabalho e passaporte. Verifique no edital se o seu documento é aceito como documento de identidade.

  • Tão importante quanto o documento de identificação, neste ano, o uso de máscara é obrigatório.

O uso de máscara é obrigatório. Além da máscara que você deve estar usando ao se apresentar no local de provas, o candidato também deve portar máscaras reservas em sacos transparentes. Recomenda-se que a troca de máscaras seja feita a cada duas horas, portanto, o ideal é levar duas máscaras extras. Serão aceitas máscaras descartáveis, de tecido ou de outro material, mas lembre-se que para sua proteção e dos que estão ao seu redor é crucial que a máscara esteja bem ajustada ao seu rosto e se puder, dê preferência a máscaras do tipo PPF2 ou cirúrgicas, pois estas possuem maior eficiência de filtragem. 

  • É sempre importante lembrar que só é aceita a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

Não adianta chegar para fazer a prova levando uma caneta com tinta azul. O edital é bem claro, a caneta deve ter tinta preta. 

  • Leve apenas o essencial

Um fone de ouvido que você tenha esquecido de guardar no saco plástico disponibilizado pelo aplicador da prova pode ser motivo de eliminação. O edital é bem claro quanto a itens que não serão permitidos, tais como lápis, calculadoras, itens de chapelaria e alimentos que não estejam em material transparente. Então separe apenas o necessário! Lembrando que os itens acima citados, comprovante de inscrição, documento de identidade e caneta esferográfica de tinta preta, são essenciais para a realização da prova. 

  • Lembre-se, as calculadoras não são permitidas!

Realmente foi uma surpresa o CEBRASPE não disponibilizar calculadoras para os candidatos, como comumente acontecia nas aplicações do PAS. Entretanto, agora já está claro que o item não é permitido e nem vai ser disponibilizado, então não adianta levar a sua calculadora, por mais simples que ela seja. De qualquer forma, não se desespere, não é pela falta de calculadora que você não conseguirá resolver os itens de exatas, é só se concentrar e fazer os cálculos com atenção.

Recomendações para a prova

  • Se estiver muito ansioso nas horas que antecedem a prova, procure fazer atividades que não estejam relacionadas com ela.

Caso esteja se sentindo ansioso para a aplicação das provas, tente se distrair fazendo coisas cotidianas, como ouvir música. Não adianta revisar conteúdo nos momentos finais se isso vai te fazer ficar mal emocionalmente. 

  • Tenha foco e estratégia para fazer a prova

Toda prova tem suas peculiaridades, não adianta saber todo o conteúdo se você não sabe como ele será cobrado ou como otimizar seu tempo para dar o melhor de si. É necessário traçar uma estratégia para fazer a prova, otimizar seu tempo e garantir que você vai conseguir responder tudo o que sabe. 

  •  Leia atentamente os enunciados e os textos apresentados 

Algumas provas são conteudistas, a prova do PAS, entretanto, é extremamente interpretativa. Isso não significa que você vai conseguir responder todos os itens se for bom em interpretação, significa que saber o conteúdo não é suficiente. É preciso entender o que o item está dizendo. Por isso, é recomendado que você leia os textos da prova de maneira muito atenta.

 

No mais, é tentar manter a calma e aplicar os conhecimentos que você adquiriu ao longo do ano para mandar bem na prova. 

 

Estamos trabalhando com uma série de conteúdos nessa reta final, tanto de estratégias de provas, quanto de conteúdos voltados para as áreas do conhecimento abordadas na prova. Para conferir siga o nosso perfil no Instagram, @tudosobreopasunb

 

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *