fbpx

Termos e conceitos da Geografia importantes para a prova do PAS

Para a prova do PAS é importante sempre ter alguns conceitos bem definidos na cabeça, mesmo que você não saiba o que o item está pedindo, o conhecimento do conceito pode te ajudar a utilizar a lógica para a resolver a questão. Aqui estão alguns conceitos que você precisa levar para a prova.

Espaço Geográfico

Não existe uma definição fechada do que é um espaço geográfico, pois a resposta vai variar do tipo de abordagem dentro da geografia. Para haver espaço geográfico é preciso haver interferência humana, assim, o espaço geográfico é o espaço natural sobre o qual há alguma intervenção e interação humana. A cultura, a sociedade, as transformações antrópicas em geral sobre o meio natural acabam por criar o espaço geográfico. Assim, para Milton Santos, uma característica geral dos Espaços Geográficos é a constante transformação no tempo, o homem modifica o espaço de diferentes formas ao longo do tempo

Migração

A diferença entre termos da migração entre emigração e imigração é bem simples, mas é muito importante ficar atento para não se confundir na hora da prova. Quando se trata de Emigração significa que o ato foi de sair de algum lugar, ou seja, saiu de um espaço. Por outro lado, um migrante chega a algum lugar, portanto estamos falando de Imigração, ou seja, está entrando no novo espaço. Vejamos no exemplo de um refugiado que mora na Venezuela e vem para o Brasil. O refugiado é um emigrante de seu país e passa a ser um imigrante no país de destino.

Translação

Um dos movimentos astronômicos da Terra é o movimento ao redor do Sol e que dura em média 365 dias. Esse movimento está relacionado às estações do ano e às diferenças climatológicas ao longo do ano, nos diferentes hemisférios. Em uma órbita em formato de elipse existem dois pontos importantes na distância da Terra em relação ao Sol: Periélio, quando a Terra está mais próxima do Sol; e Afélio, quando a Terra está mais distante do Sol.

Rotação

É o movimento astronômico da Terra responsável pelos dias e noites. Girando sobre seu próprio eixo no sentido de oeste para leste, a Terra leva aproximadamente 24 horas para fazer uma volta completa, em relação ao Sol. A partir desse movimento que são divididos os fusos horários no globo terrestre.

Urbanização

É o processo no qual a população nas cidades passa a crescer a partir da diminuição da população rural. É um processo de concentração da população em zonas urbanas, onde os setores da economia e serviços estão concentrados e mais disponíveis. Apesar dessa definição não é um processo homogêneo. Enquanto em países europeus esse processo foi de maneira gradual e levando mais tempo, em países em desenvolvimento, como o Brasil, só foi ocorrer com mais força na segunda metade do século XX com a industrialização “tardia” desses países em relação aos desenvolvidos.

Globalização

Considerada como uma fase da expansão capitalista, a globalização é o fenômeno de “diminuir” barreiras e fronteiras entre os países, tanto no aspecto econômico, como social, político e cultural. Com o foco na conexão maior e mais livre entre países, a globalização acaba se tornando um meio de influência dos países mais desenvolvidos economicamente sobre os que são menos desenvolvidos. Assim, as influências econômicas logo se transformam também em influências culturais e políticas. Uma das grandes críticas ao modelo de globalização vivenciado no mundo atualmente é justamente a massificação de culturas, bem como a economia predatória.

 

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *