fbpx

Por que devo fazer exercícios de humanas se já sou bom na teoria?

Nem só de teoria vive o vestibulando! Isso parece ser um consenso entre aqueles que estão focando nas exatas, já que é importante resolver questões e refazer as provas anteriores, mas isso vale pra humanidades também? 

É claro que sim! Os itens de humanas são complexos, exigem leituras densas, são construídos com muitas vírgulas e podem se tornar confusos, mesmo que você saiba a teoria. Alguns itens tipo A de filosofia podem fazer você encarar a prova incrédulo por mais tempo do que um item tipo B de física. 

Mas não se desespere, a dica aqui é que você se dedique a fazer exercícios de humanidades, mesmo que tenha mais facilidade com a área. 

De qualquer modo, quando for estudar, lembre-se que os exercícios de humanas, assim como os de exatas, ajudam a compreender melhor o conteúdo, e principalmente, ajudam a se familiarizar com o modo como os conteúdos são cobrados. A seguir, alguns pontos relevantes para você se atentar nos exercícios:

  • As questões são interdisciplinares

Em humanas, algumas questões abordam temas que fazem intersecções com mais de uma disciplina. Dentro do mesmo item podemos encontrar conceitos sociológicos, filosóficos, históricos e geográficos, todos misturados, como um suco de humanidades. É interessante se deparar com isso, pois assim você encara a prova com uma visão mais ampla e quando for estudar as disciplinas separadamente consegue notar em que pontos elas se aproximam. Quer um exemplo? É comum questões sobre o Iluminismo abordarem tanto os processos históricos que possibilitaram o movimento, como os filósofos que contribuíram para ele.

  • Os exercícios te fazem pensar a respeito de outros aspectos das obras que são cobradas

As obras contextualizam a prova e também são objeto de análise. Para que você faça essa análise, conceitos advindos das humanidades são essenciais. A resolução dos exercícios mostra como essa ponte entre obra e conceito é feita, e assim você pode ter uma noção mais concreta do que significa a análise daquelas obras.

  • A prova vai te surpreender menos 

Essa já é manjada, mas é sempre bom reiterar. Se você está acostumado com os exercícios, fica mais fácil identificar na prova quando um item apresenta contradições. É como começar a dirigir, no começo você fica extremamente assustado, mas com a prática você se torna mais precavido e seguro do que tá fazendo. 

  • Você consegue distinguir diferentes níveis de dificuldade

Fazer essa distinção pode te ajudar a compreender como as provas têm mudado ao longo do tempo e também quais são os conteúdos que você precisa se aprofundar mais. Um erro no exercício pode ser esclarecedor para que você entenda qual ponto precisa estudar com mais intensidade. Atenção, não fique desiludido com os erros, eles também fazem parte do processo de aprendizagem e são indicadores do que precisa ser revisado.

 

O estudo estratégico que propomos passa também por dar ênfase à resolução de provas anteriores. Então não tenha medo de resolver exercícios! Inclusive, na nossa plataforma você encontra provas anteriores comentadas, trilhas de estudos de cada disciplina e filtros de questões com itens anteriores e também inéditos. Venha conferir!

 

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o PAS UnB? Siga o nosso instagram: @tudosobreopasunb

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *