fbpx

Dicas para melhorar sua argumentação e habilidades de escrita para a redação!

Olá futuros calourinhos!! Sejam bem vindos a mais um post do nosso blog! Vamos às dicas?

  • As redações do PAS costumam abordar temas bem provocativos e profundos. Contextualizar sua escrita no espaço-tempo e abordar acontecimentos históricos e fenômenos sociais fará toda a diferença!
  • Aplique um olhar reflexivo e crítico sobre a realidade. Se você citar acontecimentos históricos, por exemplo, evite apenas mencionar os fatos: reflita sobre as consequências sociais que tiveram. Se citar obras de arte, músicas, filmes ou notícias, aponte quais os impactos dos assuntos que esses meios têm sobre a realidade. É importante que suas referências não fiquem perdidas no texto, mas que te auxiliem a construir uma ideia ou argumento.
  • Quanto mais bagagem e informação você tiver sobre coisas que a banca avaliadora não espera que você tenha, melhor. Por isso, leia jornais e sites como o Jornal da USP e a revistapesquisa.fapesp.br, que são ótimas fontes de informação. Também vale mencionar filmes e documentários de temática relevante para o texto. Os podcasts são outra ferramenta que podem te ajudar. Algumas recomendações são o História Preta, o Benzina e o 451MHz. 
  • Aproveite o conhecimento que você adquiriu através das obras e utilize-se delas para construir seu argumento. Use e abuse de referências para fugir do senso comum!
  • Se estiver com tempo, esboce um rascunho de ideias para cada parágrafo antes de começar. Isso vai te ajudar a organizar sua linha de raciocínio
  • Se estiver no meio de um parágrafo e tiver uma ideia para o próximo ou para a conclusão, anote no rascunho! Não deixe suas epifanias escaparem!

 

  • Evite parágrafos muito longos. Pode ser que você se perca no meio da sua argumentação e acabe fugindo do tema.
  • Dependendo do tema e do gênero da prova, opte por seguir uma linha cronológica nos seus argumentos caso você mencione acontecimentos ou fenômenos sociais. É uma opção mais segura para que seus argumentos não fiquem perdidos ou descontextualizados. 
    • Evite construir muitos argumentos paralelos ao mesmo tempo. Isso vai deixar o seu texto confuso e você vai acabar não se aprofundando muito em nenhum deles. Experimente focar em uma ou duas linhas de raciocínio principais, utilizando as outras ideias como sustentação do argumento principal.
    • Leia o tema da redação antes da prova mas deixe para escrevê-la ao final. Desta forma você mantém o tema em mente e pode ter ideias durante a realização da prova!
  • Treine! O treino é a dica mais simples e também a mais importante. A leitura vai te familiarizar com diversos gêneros textuais e a escrita vai te dar mais confiança e fluidez na hora da prova. Na nossa plataforma você encontra trilhas de redação com temas inéditos e correção de redação em vídeo. Além disso, na nossa loja você encontrará apostilas que com certeza vão te auxiliar na preparação para a prova. 

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o PAS UnB? Siga o nosso instagram: @tudosobreopasunb

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *