fbpx

Como desenvolver o hábito de ler?

Atenção! Isso vai te ajudar no vestibular.

As provas dos vestibulares duram, em média, cinco horas. As provas do PAS, especificamente, são compostas por 20 páginas em média por etapa. O que todos os vestibulares têm em comum é a presença de muitos textos. Se dedicar por tanto tempo a uma leitura atenta pode ser cansativo, mas existe uma maneira simples de resolver isso, sabe como? Desenvolvendo o hábito da leitura. 

Aqui vou trazer algumas dicas de como desenvolver esse hábito, porque a leitura, como praticamente tudo na vida, faz parte de um processo. Depois vou falar um pouco sobre como isso vai te ajudar na prova.

Se você não gosta muito de ler, tente começar explorando assuntos que te interessam

Não precisa começar lendo Gregório de Matos ou Luís de Camões. Escolha coisas atrativas para você, não precisa, necessariamente, ser livro. Pode ser gibi ou uma revista voltada para um conteúdo que você gosta. O importante é começar!

Leia um pouco todos os dias ou sempre que puder

Mesmo que seja 5 ou 10 páginas, ler um pouco todos os dias vai fazer com que a leitura se torne um rotina e então, aquilo que era muito chato e tedioso se torna algo natural e até mesmo prazeroso. 

Reflita sobre o que você está lendo

Ler por entretenimento pode ser maravilhoso, mas isso não significa que você não precisa pensar sobre. Um personagem te interessa? Tenta entender o porquê te interessa, o que você gosta nele. O autor citou um fato histórico ou uma cidade específica? Pesquisa para saber mais. Lembre-se que tudo que foi escrito tem uma intenção.

 

Mas e aí? Como ler pode me ajudar no vestibular?

A prova se torna menos cansativa

Se você se acostumou a ler, a leitura dos textos e alternativas não será um empecilho. Você otimizará o seu tempo de prova.

Aguça o senso crítico 

Partindo do pressuposto que você começa a ler coisas mais triviais e vai gradualmente lendo coisas mais elaboradas, o resultado é que as diferenças de conteúdo se tornam mais perceptíveis. Com isso, você pode fazer julgamentos mais profundos sobre aquelas obras, o que é de extrema importância para resolver as questões.

Aumenta o vocabulário e ajuda a escrever melhor

Essa parte é essencial para resolver questões discursivas, como a redação, por exemplo. A leitura é uma ótima maneira de ampliar o vocabulário e te coloca em contato com a argumentação do autor que pode inspirar a sua. 

 

Além desses pontos destacados, é importante ressaltar também que a leitura é uma parte muito importante da vida acadêmica, é através dos textos e da escrita que os conhecimentos são comunicados dentro da universidade, então o quanto antes você começar a desenvolver esse interesse, melhor! 

 

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o PAS UnB? Siga o nosso instagram: @tudosobreopasunb

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *