fbpx

Manual do ENEM 2022

Cronograma do ENEM 2022 

As provas

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que teve o calendário negligenciado pela pandemia nos últimos anos, voltará a normalidade na edição de 2022.

As provas, assim como nas últimas edições, será dividida em dois finais de semana: 11 e 18 de outubro de 2022 para o ENEM digital e 13 e 20 de novembro de 2022 para o ENEM impresso, sendo que no primeiro dia o participante realizará 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 questões de Ciências Humanas e a Redação , enquanto no segundo dia de provas o candidato irá responder 45 questões de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza. 

Inscrição e Enem digital

Apesar das provas serem realizadas normalmente no final do ano, as inscrições são realizadas, pelo menos, 6 meses antes. As datas oficiais para a inscrição ainda não foram divulgadas, porém, conforme o padrão acompanhado nos anos anteriores, as inscrições devem começar a serem feitas entre o final de abril e o início de maio. Aparentemente, alguns participantes que pediram a isenção tiveram acesso à informação da data provável de abertura das inscrições, de 9 a 20 de maio, o que ainda não foi confirmado oficialmente.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela página do participante. O candidato no ato da inscrição deve optar pela língua estrangeira a qual deseja realizar a prova, o local e o formato – ENEM digital ou não -. Lembrando que nem todas as cidades possuem aplicação para o ENEM no formato digital e o candidato precisa se atentar a isso ao realizar a sua inscrição. 

 

Sobre as provas 

Saúde e segurança

As máscaras seguem sendo de uso obrigatório para a realização das provas do Enem 2022. Isso pode ser alterado ao longo do ano devido a flexibilização do uso em grande parte do país, no entanto, o que se sabe até agora é que sua utilização ainda será obrigatória nesta edição.

Banco de dados

Já imaginou o ENEM com questões repetidas? É isso que diz o edital da edição de 2022. “A edição 2022 do Enem poderá utilizar itens inéditos e itens já utilizados em edições anteriores”.

Em nota técnica o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) enfatizou que a ideia de repetir perguntas está em minuta. Isso pode acontecer devido à escassez de questões no banco de dados e é provável que em breve o INEP abra um novo banco de questões.

A Teoria de Resposta ao Item – TRI 

Alunos com a mesma quantidade de acertos podem obter notas discrepantes dependendo de quais questões acertaram, sendo dentro da mesma área ou não. Isso ocorre devido a temida Teoria de Resposta ao Item (TRI).

A TRI é a responsável por selecionar questões médias e fáceis e valorizá-las. Isso também acontece com as áreas, onde algumas possuem pontuação máxima mais alta quando comparadas às outras. Por exemplo, um estudante com 40 acertos de Matemática possivelmente fará mais de 150 pontos quando comparado a um estudante que tenha acertado 40 de Linguagens.

 

Redação nota mil

Modelo e formato

A edição de 2022 deverá ser escrita em formato de texto dissertativo-argumentativo, respeitando a norma culta da língua, tal como nas edições passadas. O candidato deve problematizar o tema proposto e redigir uma proposta de intervenção que respeite os Direitos Humanos. A Redação é a única etapa que permite o estudante alcançar mil pontos, e para isso é exigido do estudante 5 competências que são disponibilizadas integralmente na Cartilha do Corretor do Enem de acesso deliberado desde 2020.

Spoiler do tema?

Todos os anos o tema da Redação é alvo de apostas entre estudantes e professores, alguns temas, como o de saúde mental, são acertados por algumas pessoas, já outros, como o da invisibilidade social por falta de registro civil, dificilmente são descobertos. Porém, coincidentemente ou não, o Ministério da Educação (MEC) costuma discutir assuntos que se relacionam ao tema meses antes, e um problema bastante divulgado nas páginas do MEC em 2022 foi a questão do descarte inapropriado do lixo. Será que nós da Sofista acertaremos o tema?

A prática leva à perfeição 

A melhor forma de escrever uma boa redação é escrevendo! Para isso, é importante buscar uma correção perspicaz e confiável que adote o formato de correção do ENEM. Sanar as dificuldades e tapar lacunas praticando a escrita é fundamental.

 

*O Manual do Enem será constantemente atualizado, conforme novas informações do programa forem sendo divulgadas pelo INEP.

 

Saiba TUDO sobre o ENEM e receba dicas incríveis no seu feed! Siga @tudosobreenem no instagram!

Acesse gratuitamente as trilhas de estudos do ENEM baseadas na recorrência da prova, faça o seu cadastro na plataforma.

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *