fbpx

O que mudou no SSA?

Saiba mais sobre a nova formatação do vestibular seriado da UPE

A Universidade de Pernambuco (UPE) anunciou algumas alterações no formato do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), a partir da implementação do Novo Ensino Médio. Essas alterações, especificamente no SAA 1, já entram em vigor em 2022, mas as modificações dos próximos exames serão instauradas em 2023 e 2024, respectivamente. Portanto, as etapas do SSA 2 e SSA 3, que serão feitas em 2022 para ingresso na Universidade nos anos seguintes (2023 e 2024), permanecem no formato anterior, conforme o antigo Ensino Médio. 

SSA 1: Áreas de conhecimento

As áreas de conhecimento do SSA 1, para 2022, já foram determinadas. A prova de conhecimentos será dividida da seguinte maneira:

  1. Linguagens e suas Tecnologias (Língua portuguesa e Estrangeira, Educação Física e Arte);
  2. Matemática e suas Tecnologias;
  3. Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física);
  4. Área de Conhecimento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia e Filosofia).

*Não haverá questões de Sociologia no SSA 1.

 

O SSA 2 terá as mesmas quatro áreas de conhecimento, com exceção das questões de Arte:

  1.  Linguagens e suas Tecnologias (Língua portuguesa e Estrangeira, Educação Física);
  2. Matemática e suas Tecnologias;
  3. Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física);
  4. Área de Conhecimento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).

Provas

A aplicação das provas continuará em dois dias. Os candidatos do SSA 1 e 2 terão 4 horas, em cada dia, para a conclusão do exame. 

Os estudantes do SSA 3 terão 4 horas e meia nos dois dias.

O SSA 3 será dividido em:

  • Redação;
  • Avaliação de formação geral básica (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza);
  • Itinerários Formativos (conteúdo ainda a ser determinado, com base na escolha de curso do vestibulando).

Divisão das questões

No primeiro dia do SSA 1 e 2, os vestibulandos precisarão responder 22 questões de Linguagens e suas Tecnologias (Arte não está no currículo do SSA 2), 23 questões de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Sociologia não está no currículo do SSA 1). No segundo dia, responderão 24 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 21 questões de Matemática e suas Tecnologias. 

No SSA 3, o primeiro dia será dedicado à redação e à prova de formação geral básica, composta por 40 questões de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. No segundo dia, os vestibulandos precisam completar 60 questões da prova de itinerários formativos.

Notas das provas

As provas de conhecimentos do SSA 1 e 2 equivalem a 30% da nota final do sistema de avaliação. O valor dos pontos será determinado de 0 a 100 por cada área do conhecimento. A nota geral será calculada assim: L (Linguagens) + M (Matemática) + CN (Ciências da Natureza) + CHS (Ciências Humanas e Sociais) / 4 =. 

Pontuação do SSA 3 (prova de conhecimentos, redação e itinerários informativos):

O SSA 3 equivale a 40% da nota final do sistema de avaliação. A redação equivale a 20% da nota, a prova de formação geral básica a 20% e os itinerários formativos a 60%. O valor dos pontos será determinado de 0 a 100 por cada área do conhecimento. A nota geral será calculada assim: FGB (Formação geral básica) x 0,2 + REDAÇÃO x 0,2 + IF (Itinerário formativo) x 0,6=.

Faltas e eliminação

Os participantes do SSA 1 e 2 que faltarem em algum dos dias de prova, terão a nota zerada somente das provas que perderam. Uma falta não causa eliminação.

Os estudantes do SSA 3 que não comparecerem a um dia de exame serão eliminados. Serão, também, eliminados, os vestibulandos que zerarem alguma das provas ou não acertarem, pelo menos, duas questões de cada área. Os participantes que não alcançarem nota mínima de 30% da maior pontuação do curso escolhido, serão, igualmente, eliminados. Os candidatos que não passarem na nota de corte do curso desejado, não terão suas redações corrigidas.

Para mais conteúdos sobre o SSA da UPE, acompanhe nosso blog e nos siga no Instagram @tudosobreossaupe.

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *