fbpx

Inscrições para Certificação de Habilidade Específica da UnB estão abertas

Os cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais e Música, ofertados pela Universidade de Brasília, exigem a Certificação de Habilidade Específica.

 

É possível obter a certificação para mais de um curso, desde que o candidato faça a inscrição para cada um deles e efetue o pagamento das respectivas taxas. O valor da taxa de inscrição é de 100 reais.

 

Candidatos que queiram solicitar a isenção da taxa de inscrição devem se enquadrar em uma das duas possibilidades: ou pelo CadÚnico, informando o número do NIS, ou comprovando possuir renda familiar per capita inferior ou igual a um salário mínimo e meio e também comprovar que cursou o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.

 

O período para inscrição e solicitação de isenção da taxa de inscrição termina em 24/06/2022 às 18h.

 

A partir do dia 01/07/2022 os candidatos poderão ter acesso ao resultado da solicitação de isenção.

Entre 16 a 20/07/2022 será possível fazer o upload dos arquivos das provas de habilidades específicas. O resultado provisório está previsto para 05/08/2022.

O certificado é válido por 2 anos, ou seja, para ingresso nos seguintes semestres letivos: 2/2022, 1/2023, 2/2023 e 1/2024.

 

Na imagem: Instituto de Artes da Universidade de Brasília – IDA. Foto: Beatriz Ferraz – Secom/UnB.

 

Confira como funcionam as provas:

 

Artes Cênicas:

Prova escrita que consiste em texto de até 600 palavras discorrendo sobre as possíveis relações identificadas entre um dos três textos teatrais sugeridos para a prova prática (“Antimemórias de uma Travessia Interrompida” de Aldri Anunciação; “O Rei da Vela” de Oswald de Andrade; e “O Inimigo do Povo” de Henrik Ibsen) e o contexto contemporâneo, elaboração da cena apresentada, perspectivas profissionais, motivações estéticas e contato com a linguagem teatral e prova prática com apresentação de cena individual em vídeo (duração mínima de 3 minutos e máxima de 5 minutos). Cada etapa vale 5 pontos.

 

Artes Visuais:

Portfólio digital com até cinco imagens de obras de autoria do candidato e carta de intenções que consiste em um texto de até 500 palavras discorrendo sobre as motivações para querer cursar Artes Visuais e a sua relação com atividades artísticas e culturais em seu contexto histórico-comunitário. Cada etapa vale 5 pontos.

 

Música:

Prova escrita que consiste em texto de até 500 palavras refletindo sobre as suas razões para cursar Música e um panorama sobre seus conhecimentos e habilidades musicais prévias. Já a prova prática é subdivida em duas partes: vídeo com registro do solfejo (duração máxima de 5 minutos) e outro vídeo com o registro da performance musical do programa presente no edital, de acordo com a opção de performance do candidato (duração máxima de 30 minutos). A prova escrita vale 2 pontos e a prática vale 8 pontos.

 

Acesse o edital com todas as informações sobre a prova de certificação aqui.

 

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o PAS UnB? Siga-nos no instagram: @tudosobreopasunb.

 

Vai fazer o PAS e não sabe por onde começar a estudar? Confira nossas ferramentas para te auxiliar a passar na UnB!

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *